A tradição manda que nos dias que antecedem o Natal se acenda o forno a lenha para fazer broinhas. Aquelas cuja receita nos acompanha ano após ano, testada e mais que testada e cujo resultado depende apenas da quantidade e qualidade de frutos secos que lhes juntamos. Depois de amassadas e tendidas, há que esperar pacientemente que o forno faça a sua magia e as deixe ainda mais saborosas e com aquele sabor tão característico.
Depois de cozidas, o tabuleiro é retirado do forno do fogão de lenha com a mestria sábia de quem repete o processo quase de olhos fechados. É assim na casa da aldeia. Mas enquanto não chega a hora de rumarmos a Midões, fazemos o que podemos no forno eléctrico. Não ficam iguais, é verdade, mas ficam deliciosas e perfeitas para matar a saudade!
Esta será a penúltima receita do ano com a Vatel, sempre a dar o toque especial. Sou fã deste Moinho de sal marinho tradicional. É pequeno, fácil de transportar e muito versátil. Um sal fino sempre à mão mas com o sabor e características do sal marinho que tanto gosto. O Bicarbonato Vatel vem ajudar o fermento a deixar as broinhas bem fofas e macias.
Ingredientes para 50 broinhas:
1 kg de batata doce
3 ovos
3 ovos
1,5 c. chá de sal do Moinho de Sal MarinhoVatel
1/2 c. chá de Bicarbonato Vatel
1/2 c. chá de Bicarbonato Vatel
500 g de farinha para bolos
400 g de açúcar
raspa de 1 limão
120 g de manteiga sem sal
1 c. sopa de canela
1 c. chá de erva doce em pó
1 c. chá de erva doce em pó
1 c. chá de fermento em pó
frutos secos a gosto (nozes, amêndoas, figos, passas, avelãs e pinhões)
Corte os figos em pedaços pequenos. Reserve.
Ligue o forno a 180ºC e quando estiver bem quente, leve os frutos secos a torrar durante 3 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer e corte em pedaços mais pequenos. Reserve.
Coza a batata doce com a casca em água temperada com 1 c. chá de sal do Moinho de Sal Marinho Vatel durante 20 minutos. Escorra a água e deixe arrefecer ligeiramente até conseguir retirar a casca.
Passe a batata no passe-vite. Junte a manteiga amolecida e mexa.
Acrescente o açúcar e bata. Junte um ovo de cada vez, batendo entre cada um.
Adicione a raspa do limão e a canela.
Finalmente junte a farinha, o fermento e o Bicarbonato Vatel. Mexa bem com uma colher de pau e junte os frutos secos.
Coloque farinha num prato fundo e deite colheradas de massa. Molde a broinhas e leve a cozer durante 25-30 minutos, dependendo do forno.
Deixe arrefecer e guarde num saco de pano [ou ofereça, pois são um miminho delicioso!]
Este artigo foi desenvolvido com o apoio da Vatel.
Poderei ter recebido honorários e/ou produtos mas o conteúdo foi escrito por mim e contém apenas a minha opinião.
Sem comentários:
Enviar um comentário