Nestas semanas que antecedem o Natal há sempre muitos afazeres. Eu costumo planear os presentes com alguma antecedência porque se há coisa que me enlouquece é ter que ir às compras nos últimos dias antes do Natal. As pessoas esquecem o sentido do Natal e além da paciência perdem os bons modos e atropelam-se sem respeito nenhum pelos outros. Ir a alguma superfície comercial por esta altura é uma autêntica aventura ou pior, é um verdadeiro filme de terror.
Mas este ano não consegui pensar no Natal, nas lista das prendas nem nada... Desde que a Maria entrou no infantário, tem ficado doente semana após semana. Já é suficientemente difícil regressar ao trabalho e conseguir gerir o tempo de maneira a fazer sobrar um bocadinho para as minhas coisas quanto mais com a bebé doente... Não sobra tempo... falta. Assim, com o tempo a fugir e o Natal a aproximar-se, lá consegui fazer uma lista mentalmente já que tempo para escrever é quase nulo. As prendas das crianças estão compradas {valha-me ao menos isso}. Faltam as dos adultos. Quase tudo resolvido pela internet. Como não houve tempo para fazer os cabazes que tanto gosto de oferecer, andei a pesquisar e acabei por comprar os do Continente. Noutros anos havia cabazes para todos os gostos, bolachas de todos os feitios, azeites e sal aromatizado, licor de ginja e chocolate, suspiros, bombons de toucinho do céu, mistura de cappuccino e tantas outras coisas. Este ano, nada... Mas parece que eu não andava bem comigo própria. Gosto de sentir o Natal quando penso nas pessoas a quem vou oferecer, nos seus gostos e preferências, uns gostam de chocolate, outros de café, uns de coisas doces outros sem açúcar e preparar um pequeno miminho com essas coisas na mente. Não resisti, rezei para que a Maria melhorasse e sossegasse um bocado, entretida na cadeirinha a olhar para os meus movimentos rápidos a tentar aproveitar todas as folgas dela. E felizmente, ontem ela colaborou. A tosse abrandou, ela ficou mais tranquila e teve mais períodos em que ficou entretida com os brinquedos.
No sábado fiz as compras no Continente online como habitual e ontem à tarde, assim que a encomenda chegou, foi pôr mãos à obra. Receitas simples mas feitas com amor. E tenho a certeza que quem os vai receber vai compreender que estes bombons são tão ou mais preciosos que os cabazes recheados de outros anos.
Bombons de Cappuccino com amêndoa
Ingredientes para 16:
1 tablete de chocolate de cappuccino (já tinha falado desta maravilha antes! É edição limitada e está em promoção)
16 amêndoas torradas sem pele de boa qualidade
pó dourado alimentar
16 formas de alumínio douradas
Colocar 2/3 do chocolate num recipiente e levar ao microondas durante 30 segundos.
Retirar, mexer e repetir com ciclos de 20 segundos, até o chocolate estar derretido.
Juntar o restante chocolate picado grosseiramente e mexer até estar todo derretido.
Deitar o chocolate num saco de pasteleiro e distribuir pelas formas, não enchendo totalmente porque de seguida vamos colocar uma amêndoa, pressionando ligeiramente.
Levar ao frigorífico durante 2 horas para solidificar.
Retirar do frigorífico e deixar à temperatura ambiente pelo menos meia hora antes de pincelar com o pó dourado.
Bombons de chocolate negro e laranja
Ingredientes para 14:
1 tablete de chocolate 70% cacau ou mais
raspa de laranja retirada com um zester
pó dourado alimentar
Proceder da mesma forma para derreter o chocolate. Juntar 1 colher de sopa de casca de laranja.
Deitar o chocolate num saco de pasteleiro e distribuir pelas formas. Colocar uma casquinha de laranja em cada bombom.
Levar ao frigorífico durante 2 horas para solidificar.
Retirar do frigorífico e deixar à temperatura ambiente pelo menos meia hora antes de pincelar com o pó dourado
Bombons de chocolate de leite e Oreo
Ingredientes para 8 bombons:
1 tablete de chocolate de leite
2 bolachas Oreo
Derreter o chocolate da mesma forma.
Juntar as bolachas cortadas aos pedaços não muito grandes.
Distribuir por uma forma de silicone com motivos natalícios ou em alternativa em formas de alumínio como as usadas anteriores ou até mesmo de papel.
Levar ao frigorífico durante 2 horas para solidificar. Retirar cuidadosamente os chocolates da forma de silicone.
Dividir os bombons por sacos de celofane ou re-aproveitando caixas vazias de bombons.
Decorar com uma etiqueta e motivos natalícios.
4 comentários:
Bombons são um óptimo presente! :) Estes devem ser uma verdadeira delícia!
Gostei , ficaram lindos .
É uma bela prenda.
Boa semana
Ando a fazer algo parecido pq tb me falta tempo p fazer coisas doutros anos ou até mesmo novas ideias q queria colocar em prática, mas q até ao Natal ñ consigo... Temos q nos adaptar e ir fazendo consoante a disponibilidade e acredito que nos darão valor por isso :) Bjinhos, as melhoras da pequena e Boas Festas :)
Super giros e bem bons. Um ótimo presente de Natal!! :)
Beijinho!!
Bimby & Sabores da Vida
Enviar um comentário