Ando em dívida com este blogue e com quem ainda o visita... Não tem sido fácil fazer sobrar tempo para escrever, fazer e fotografar receitas. A Maria já está mais adaptada à creche mas continua a absorver-me muito tempo. Entre sestas (em que ela faz questão ficar enroscadinha a mim e eu enroscadinha a ela!), brincadeiras, fotografias e muito namoro chega a hora de ir buscar o irmão à escola. Depois é a rotina que todos tão bem conhecemos, TPCs do irmão, banhos, jantar e afins, os minutos passam mais depressa que sei lá o quê...
Continuo a apostar nas receitas de um só tacho ou pratos de forno para me darem alguma margem de manobra. Pelas 19 horas instala-se uma espécie de caos alucinante nesta casa com uma Vera que parece ter asas nos pés. Parece que acontece tudo em simultâneo. Depois da pequenina adormecer, já o irmão terminou as tarefas da escola, o jantar está a sair e finalmente posso respirar fundo.
Este é uma daquelas receitas que tinha um Post-it há séculos. Mas num fim de semana sem horários nem correrias, soube às mil maravilhas. O sabor que o tempo dá às coisas é sem dúvida o segredo e o ingrediente secreto. O tacho que ferro fundido também ajuda. E não dispenso o meu talho de sempre, com carne de confiança e excelente qualidade, para quem me pergunta muitas vezes, é o Plutão - Boutique de Carnes, ali na Av. Calouste Gulbenkian. Os legumes, biológicos, frescos e cheios de sabor vêm quase todos da quinta da aldeia.
Ingredientes:
{receita do livro Apetite Saudável de Gordon Ramsay}
600 g de carne de novilho para estufar
3 c. sopa de farinha sem fermento
3-4 c.sopa de azeite
2 alhos franceses
1 cebola roxa
2-3 cenouras (usei amarelas, cor-de-laranja e roxas)
250 g de cogumelos
1 ramo de rosmaninho
150 ml de vinho tinto (ou vinho do Porto)
650 ml de caldo de galinha caseiro
sal marinho e pimenta-rosa
Cobertura:
500 g de batata-doce
200 g de batata
20 g de manteiga
50 g de queijo Emmental (a receita indica Double Gloucester)
2 gemas
Corte a carne em pedaços de 2,5-3 cm. Tempere a farinha com a sal e pimenta e passe a carne por ela.
Aqueça 2 colheres de azeite numa caçarola e frite a carne de todos os lados, até ficar dourada (cerca de 2 minutos de cada lado).
Transfira a carne para uma taça e reserve.
Junte o alho francês e as cenouras às rodelas grossas e a cebola aos quartos. Deite mais uma colher de azeite e deixe refogar em lume médio, durante 4 ou 5 minutos, até ganhar cor. Adicione os cogumelos e o alecrim e deixe cozinhar mais 1 minuto. Acrescente o vinho e com uma colher de pau, raspe o fundo da caçarola para soltar os "resíduos" que dão um sabor delicioso a este estufado. Deixe ferver até reduzir.
Adicione o caldo e deixe ferver em lume brando. Volte a colocar a carne na caçarola, assim como os sucos que esta libertou.
Tape a caçarola e deixe guisar durante 1 hora, até a carne estar macia. Mexa de vez em quando.
Descasque as batatas, corte-as e coza-as em água temperada com sal durante 15 minutos.
Escorra, reduza a puré e junte a manteiga e o queijo. Deixe arrefecer um bocado antes de juntar as gemas.
Aqueça o forno a 220ºC.
Cubra a caçarola com o puré.
Leve ao forno durante 20 minutos, até dourar e o recheio borbulhar em volta da caçarola.
Aproveito para vos mostrar um vídeo que vos vai abrir o apetite para participar num Desafio saudável já em Dezembro.
Inscrevam-se aqui para participar. É muito fácil, durante 7 dias, eu envio-vos a lista dos ingredientes, as receitas e vídeos de 7 Smoothies deliciosos e saudáveis!
Conto com todos, o prémio é imperdivel e só uma boa desculpa para ter uma semana ainda mais saudável!
1 comentário:
Deve estar maravilhoso adoro tudo que leve batata doce.
Beijinhos
https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/
Enviar um comentário