crédito imagem maliabphotography
O regresso a casa da maternidade é sempre uma ocasião especial. As emoções continuam ao rubro, as hormonas andam ainda num reboliço pela experiência pela qual, nós mamãs, acabámos de passar e aquilo que numa altura normal parece fácil pode transformar-se numa dor de cabeça.
Cada vez mais os pais vivem este momento sozinhos, ao contrário do que acontecia há uns anos, quando a avó, a mãe, a tia e a vizinha estavam ali ao lado para dar uma mãozinha e ajudar no que era preciso.
Porque por muito boa vontade que alguns papás tenham, a falta de hábito [aliada a uma certa falta de jeito :)] não os deixa safar-se nas tarefas domésticas que nós mães estamos habituadas a fazer. Uma ida ao supermercado, talho ou peixaria pode desencadear um sem número de questões e dúvidas [sem qualquer lógica para nós] e o mais provável é acabar em discussão.
O bebé que acabou de chegar a este mundo e que estava habituado a ter sempre comida, o aconchego na barriga da mãe e o bater do seu coração para o embalar e não está preparado para nos deixar tempo livre o suficiente para conseguirmos fazer estas pequenas tarefas. Cozinhar uma refeição sem ser interrompida é muito capaz de se revelar missão impossível. Mais vale pensar que será assim e planear as coisas enquanto temos tempo e conseguimos pensar com os neurónios todos!
Assim, a um mês e meio de ter a babygirl nos braços, o melhor é garantir a nossa sobrevivência ao longo das primeiras quatro semanas.
To-Do List
- Preparar a ementa para 4 semanas, podem descarregar aqui. Gosto especialmente deste menu porque permite escrever ao lado a lista do supermercado. Só para o caso, subscrevi o plano de entregas para 4 meses e durante este tempo, as entregas acima de 25 euros são gratuitas. Não esquecer de escolher receitas simples colocar a referência da página e livro.
- Preparar refeições, identificar com números e congelar. No menu, basta escrever depois o número da caixa.
- Preparar legumes para sopa, colocar em sacos e congelar. [quaisquer 15 minutos a descascar legumes para uma sopa vão parecer ouro naquele primeiro mês!]
- Verificar a despensa e garantir que não faltam os produtos básicos para a cozinha e alguns para emergências.
- Verificar que os produtos de higiene estão em stock.
Estas são algumas dicas que nos facilitam a vida naqueles primeiros dias. Não adianta pensar que vamos ter um bebé calminho e sossegado porque mesmo que isso aconteça, será sempre melhor ficar com tempo para dormir, dar atenção ao mano e ao papá e perder horas a olhar para ele a dormir do que ficar à beira de um ataque de nervos!!!
9 comentários:
Querida Vera, que grande ajuda partilhas com as jovens mamãs! Quando fui mãe, há 40 e tal anos, nem computadores havia e muito menos bloggers para nos ajudarem com as suas preciosas dicas. Na altura valeu-me a minha mãe, mas nem sempre é possível, como referes.
Na verdade, nesses primeiros tempos de adaptação tudo parece complicado e ainda por cima, muitas vezes quando há um mano, ele pode uma regressão (que é muito normal e geralmente passageira) e dar-nos trabalho a dobrar. Lembro-me que o meu mais velho, na altura com dois anos e meio, voltou a fazer xixi na cama durante uma semana e deixou de comer pela sua mão durante imenso tempo "porque se tu dás ao mano, eu também quero". E tudo isto tem de ser gerido na desportiva e com muita paciência.
Por isso a tua "To do List" é preciosa! Parabéns pela ideia.
Que continues a passar bem e que tenhas "uma hora pequenina" como se dizia antigamente. Um grande beijinho da Bombom
Olá Vera :)
Uma dica: vive estes dias como se mais não houvessem... é que depois de ter a babygirl nos braços tudo vai ser mais lindo e, a três...
Que tudo corra muito bem e que seja rápido.
Um beijinho muito grande
Adorei as dicas!
Tudo de bom para a chegada da menina :)
Bjs
Olá! Antes do Afonso nascer , também preparei coisas congeladas (que deram um jeitão) e subscrevi o serviço de entrega ainda grávida (apanhei uma promoção de 50%). Congelar os legumes para a sopa é que ainda não me habituei! Congelas todos os legumes: batata, cenoura, abóbora, courgette, nabo,.. e os vegetais de folhas, juntas depois?
Obrigada e felicidades,
Filipa
Filipa, eu congelo tudo. Se não gostares do resultado com as folhas frescas, podes substituir pelas que se compram já congeladas, tipo espinafres e brócolos. Mas garanto que na pressa, sabe melhor atirar tudo para a panela e já está! Só é preciso ter o cuidado de cozer em menos água porque por estarem congelados, os legumes libertam mais água.
Um beijinho,
Vera
É uma óptima ajuda partilhada.
Bjinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Obrigada Vera, vou experimentar congelar tudo:) Filipa
Obrigada pelas dica.
Tive uma bebe dia 17/04/2016 estou vivendo cada momento único.
Parabéns
PARABÉNS pelo nascimento da Maria, quanto às dicas são ótimas, beijinhos
Enviar um comentário