02/04/2015

Conselhos para uma refeição memorável {Dicas para a Páscoa}

A casa cheia de amigos, comida boa e um ambiente descontraído são certamente alguns dos momentos que guardamos com carinho.
O(a) anfitriã(o) tem como principal papel garantir que todos se sentem bem e à vontade como se estivessem na própria casa.
O melhor é planear o jantar, lanche ou reunião atempadamente e com calma para que, no momento em que os convidados chegam, não encontrem a anfitriã em pânico, a correr de um lado para o outro e com mau humor se algo não corre como previsto. 


Decoração:
Os pormenores fazem a diferença e não é preciso muito para conseguir um ambiente confortável.
A iluminação é uma parte determinante. O ideal é ter vários focos de luz, velas e/ou candeeiros, colocados a diferentes alturas para criar uma atmosfera uniforme. Opte por velas de cheiro apenas na casa de banho para que o seu aroma não interfira com a comida.
Seja um jantar formal ou informal, fica bem colocar cartões ou marcadores de lugar para garantir que ninguém fica deslocado. Com a Páscoa a chegar, opte por um marcador alusivo à época que os convidados possam levar como recordação [há imensas ideias giras no Pinterest] .
Coloque jarras com flores frescas espalhadas pela sala e casa de banho. 

Tudo a postos:
Para criar um ambiente descontraído, deixe algumas tarefas como por exemplo a salada, para terminar depois dos convidados chegarem.
Para que ninguém se sinta constrangido ou envergonhado, a comida não deve estar “demasiado arranjadinha”. Deve ter o cuidado de abrir o queijo e cortar o pão para que os convidados não fiquem acanhados de tirar a primeira fatia.

Menu:
A não ser que queira passar o tempo todo na cozinha, deve evitar escolher comidas que exijam demasiada atenção como por exemplo o risotto e optar por comida de forno tendo assim mais tempo para se divertir com os convidados. 

Limpeza:
A casa deve estar impecavelmente limpa e arrumada, com flores e toalhas lavadas. Por outro lado, a cozinha é o caso especial porque é aí que começa a magia. Apesar de não ser obrigatório estar tudo no sítio, tenha em mente que deve ir lavando e arrumando à medida que suja. Deve ter a máquina da loiça vazia para que, depois do jantar, possa colocar os pratos e copos logo a lavar.
Não se recrimine se no final da noite não lhe apetecer arrumar tudo. Ao invés, no dia seguinte, quando olhar para a desarrumação, pense nela como a prova de mais uma noite animada para recordar.
Este artigo foi escrito para a Rubrica "Felicidade à mesa" da Coca-Cola Portugal.
Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU