Sempre achei piada às receitas que são "à moda" de alguém ou de alguma coisa. Sinto que é uma espécie de atestado de qualidade e dá-me uma certa confiança e certeza de será uma boa receita. Porque muitas vezes a receita já existe mas aquela pessoa dá-lhe um toque que a torna sua e tão especial. O arroz doce da minha mãe, a feijoada do meu sogro e a mousse de chocolate do meu tio são as melhores versões que conheço destas receitas tão conhecidas. Podia continuar e lembrava-me de muitas mais, que associo sempre a certas pessoas ou ocasiões. E por muito que me expliquem qual é o truque, não vale a pena porque não fica igual.
Esta receita é assim, igual a tantas outras mas com uma designação que chama a atenção, porque a associamos de imediato a algo bom. Não é apenas a designação, o aspeto é magnífico e o paladar, nem vos conto... Esta receita é a simplicidade pura. Poucos, mas bons ingredientes e um resultado garantido.
Este fim de semana é perfeito para a pôr em prática. Um fim de semana em que as famílias de reunem. Os que estão e os que já só estão no coração. Também esses estão mais próximos por estes dias. E nada melhor que lembrar e recordar quem gostamos à volta da mesa.
Este fim de semana é perfeito para a pôr em prática. Um fim de semana em que as famílias de reunem. Os que estão e os que já só estão no coração. Também esses estão mais próximos por estes dias. E nada melhor que lembrar e recordar quem gostamos à volta da mesa.
Ingredientes:
2 kg de costela de cabrito (ou outra parte ou o cabrito inteiro)
4 dentes de alho
1,5 colher de sopa de sal grosso
1/2 colher de sopa de pimenta moída na hora
2 folhas de louro
azeite
1 raminho de alecrim
1 raminho de salsa
Coloque o cabrito em água com limão durante 1 hora.
Num almofariz, coloque o sal, os alhos, a pimenta, a salsa picada e as folhas de louro partidas aos pedaços. Amasse tudo até obter uma pasta e junte 2 ou 3 colheres de sopa de azeite.
Barre o cabrito com esta pasta e pode deixar ficar a descansar de véspera para ganhar ainda mais sabor ou em alternativa, uma ou duas horas e levar a assar depois.
Coloque o cabrito numa assadeira de barro preto e leve ao forno a 180ºC até a pele ficar estaladiça e dourada. Com o ramo de alecrim, vá refrescando a carne, enquanto vai assando.
Acompanhe com arroz branco e batata frita às rodelas.
Bom fim de semana e não se esqueça de participar no Giveaway a decorrer em parceria com a Lotus Grill, em comemoração dos 22 mil seguidores da página de facebook do Hoje para jantar!
6 comentários:
Adoro cabrito assado!
A simplicidade é a nova forma de sofisticação, segundo Leonard DaVinci.
______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
feedly - bloglovin' - Facebook
- Cabrito assado é um prato muito saboroso e se for no forno a lenha o sabor ainda fica melhor!
Também gosto imenso das receitas que são desta ou daquela pessoa. Memórias que se incorporam e que fazem com que essas deixem de ser apenas listas de ingredientes e modos de execução.
Vou confessar que não gosto nem de cabrito nem de leitão, mas as imagens são tão bonitas que ia de certeza dar uma trinca ;)
Babette
Hummmmmmmmm!!!! só de olhar salivamos. E esse ar crocante está mesmo a pedir uma dentada. Dieta, dieta...sempre para amanhã.
ABS
Que bom aspecto...quase que dá para sentir o cheiro!!
Qualquer coisa onde entre cabrito, para mim já é prato ganho, adooooro cabrito!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Enviar um comentário