A primeira coisa que faço quando chega um livro novo pelo correio, é abrir, desfolhar e sentir aquele cheiro inconfundível quando se abre pela primeira vez. Adoro o cheiro dos livros. Dos novos e dos velhos. Depois, vou passando e parando pelas páginas com fotografias porque é esta a primeira coisa que me apaixona e que me enfeitiça. Se há algumas receitas que me convencem de imediato, há outras que, mesmo com fotografias magníficas, não me convencem. E é destas que eu gosto. Daquelas que me desafiam. Foi assim que decidi fazer esta salada que vi no livro da Lorraina Pascale. Com um dos poucos ingredientes que não me apaixonou. Muito provavelmente [digo eu depois de fazer esta salada] porque nunca ninguém nos tinha apresentado devidamente. Agora sim, posso dizer:
-"Bom dia senhora dona beterraba!" Isto soa-me ao início de uma bela amizade!
Passo a explicar, a beterraba tem aquele sabor terroso e normalmente é apresentada com poucos temperos, ralada ou em saladas, não é?
Na verdade, apenas uma vez comi algo de beterraba que gostei, esta sopa fria na Embaixada da Polónia mas acabei por nunca repetir.
Ao preparar a beterraba para esta salada, ao contrário de lhe juntar "kilos" de vinagre, simplesmente embrulhei-a em papel de alumínio e levei a assar, sem mais nenhum tempero. O resultado é fabuloso. Tem que experimentar!
A decoração feita com os rebentos de beterraba veio dar um toque final quer visualmente quer a nível de sabor. É fantástico enquanto estes rebentos da Life in a Bag se desenvolvem! Se não conhece, passe por lá e experimente!
Ingredientes para 2:
1 beterraba
100 g de rúcula
1/2 queijo Brique
1 colher de sopa de pistachios
100 g de massa de azeitona Milaneza cozida
rebentos de beterraba Life in a Bag
sal, vinagre e azeite q.b.
Preparação:
Embrulhe a beterraba em papel de alumínio e leve ao forno a 200ºC durante 1,30h. Como o processo é demorado, aconselho a assar logo várias e guardar no frigorífico ou congelador.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco até conseguir manusear. Retire o papel de alumínio e pele com a ajuda de uma faca. A pele sai facilmente se fizer isto com ela ainda morna.
Corte em fatias ou aos quartos.
Prepare a salada misturando a massa e a rúcula. Tempere com um fio de azeite e sal e mexa para envolver os temperos.
Por cima, enfeite com a beterraba, o queijo por cima da beterraba [se esta estiver morna vai derreter o queijo], os pistachios cortados grosseiramente e os rebentos de soja por cima. Deite mais uma pitada de sal, azeite e vinagre por cima, tendo em conta o que já deitou anteriormente. Eu gosto de temperar assim estas saladas, por duas vezes, porque a base [alface+massas] fica mais temperada.
12 comentários:
Gostei muito desta saladinha!
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html
Eu sou uma fã acérrima de beterraba, adoro adoro! E queijinho brie então... ui nem se fala. Mas até as pequenitas nascerem não como. Seja como for, assim que elas sairem pretendo copiar integralmente esta tua fabulosa saladinha :D
Beijinhos grandes
Essa salada têm um aspecto maravilhoso!
Tenho que experimentar esse truque para a beterraba.
beijinhos :)
Que receitinha maravilhosa!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
hmmmm, tu sabes que adoro beterraba. E adorei os rebentos (eu recebi os rebentos de rabanete, muito apropriado lol).
Olha, se fizeres aquele meu pesto de beterraba garanto-te que também vais gostar. Temos desafio? :D
A minha mãe trouxe uma grande beterraba do supermercado e acho que já tenho inspiração para a usar! :)
Ficou linda a salada!
Beijinhos*
http://dapanelaparaocoracao.blogspot.pt/
Gosto muito de beterraba, essa salada está muito apetitosa!
Bjs
Adorei esta salada.
Bjs
Que delicia! Adorei as cores :)
_____________________
aculpaedasbolachas.com
Allô
Beterraba não é legume que me agrade muito, mas o contraste de cores desta saladinha torna-a tentadora (mas a b ficava de lado :-)
Gosto muito da tua nova imagem ;-)
Beijinhos
Allô
Beterraba não é legume que me agrade muito, mas o contraste de cores desta saladinha torna-a tentadora (mas a b ficava de lado :-)
Gosto muito da tua nova imagem ;-)
Beijinhos
Adoro as cores da salada e adoro beterraba!
Também tenho os meus microvegetais colhidos e fiz uma receita com beterraba, e um bolinho de abóbora, não é giro a sintonia? :)
Espero que tenhas um óptimo fim de semana, só tenho pena de não poder lá estar convosco.
Um beijinho.
Enviar um comentário