Clementina era nova no Colégio, recém chegada de Macau, trazia com ela hábitos e conhecimentos muito diferentes, e muito fora do comum para os "meninos de cá". Além da língua, quase tudo era diferente, excepto uma coisa, a bondade, espontaneidade e simpatia tão própria daqueles pequenos seres de 4 anos. Podiam não conseguir entender muitas das palavras, mas o simples agarrar na mão e puxar para participar nas brincadeiras era mais que suficiente para ultrapassar qualquer barreira linguística! E foi assim, o princepezinho tinha uma nova amiga! Foram tardes infinitas com o jogo do saco, o jogo do ovo, cabra cega e tantos outros. Uns de cá outros de lá. Iam assim partilhando experiências, tradições e costumes. E como muitas dessas tardes de brincadeira acabavam a tocar a hora do jantar, nada melhor do que recarregar as baterias! Este foi o arroz que o princepezinho aprendeu a fazer com a sua amiga de olhos rasgados, simples, como se fosse feito por crianças!
Ingredientes:
1 chávena de arroz agulha
2 chávenas de água quente
0,5 dl de azeite
1 chávena de ervilhas
2 ovos
1 noz de manteiga
1 fatia de bacon de 0,5cm de espessura
milho (opcional)
Preparação:
Frite o arroz no azeite durante 5 minutos e depois junte a água quente. Tempere com sal e deixe cozer em lume brando.
Entretanto, coza as ervilhas e o milho à parte, em água temperada com sal. Quando os legumes estiverem cozidos, coe a água e reserve.
Bata os ovos. Deite a noz de manteiga numa frigideira anti-aderente, junte os ovos e mexa sempre. Reserve os ovos mexidos.
Corte o bacon aos cubinhos pequenos e salteie numa frigideira.
Quando o arroz estiver cozido, passe-o por água fria para soltar um pouco e misture os legumes, o bacon e os ovos mexidos. Envolva cuidadosamente para não partir o arroz.
O mais difícil foi a Clementina conseguir ensinar o princepezinho a comer com os pauzinhos ☺
Ficou sementeira de arroz por todo o chão, mas valeu pelo ar de satisfação dos dois!
O mais difícil foi a Clementina conseguir ensinar o princepezinho a comer com os pauzinhos ☺
Ficou sementeira de arroz por todo o chão, mas valeu pelo ar de satisfação dos dois!
China girl - David Bowie
É com esta receita que participo no desafio Arroz e uma história a decorrer no blogue O Bolo da Tia Rosa até dia 19 de Abril.
Espero que gostes Mané ☺
9 comentários:
Eu gostei imenso... da história e da receita e tenho a certeza que a Mané vai adorar :D
Vera,
Belíssima história, aqui em casa só meu marido não gosta dos "hashi".
O arroz chau chau é muito saudável e saboroso, nós preferimos a comida chinesa da região litoral.
Beijo,
Vânia
Por momentos pensei que era um post para o teu desafio...
Um belo arroz xau-xau sabe sempre bem, tanto para miúdos como para os graúdos. Só não sei porque raio vamos perdendo a espontaneidade que tinha em crianças. Os miúdos resolvem tudo de forma simples, não há barreiras linguisticas :)
Adorei a história e o arroz está lindo!
Beijinhos grandes,
Lia
Vera,
tenho a certeza que a Mané irá gostar, da receita e da história que envolve o teu pequeno príncipe. Não há barreiras linguísticas para as crianças :)
Um belo arrozinho destes é delicioso.
Um beijinho.
Uma história bem bonitinha...Tem gestos que superam a língua no entendimento. O importante é o querer estar junto.
Bj,
lylia
Vera
Gostei de ouvir a tua história e de sentir o carinho das mãos do príncipe nas mãos da menina de olhos rasgados. O arroz chau chau não podia faltar. e o David Bowie, que tal como o Mel tem um olho de cada cor, também foi uma excelente escolha.
Muito obrigada por me trazeres coisas simples mas essenciais.
Obrigada MESMO
Arroz é uma dádiva, é mesmo uma Festa!
Chegou o dia do primeiro aniversário e à mesa estamos 33... perdão, corrijo, estamos 34, com a minha prima Margarida que trouxe o ingrediente para fazermos toda esta!
E, decerto que não nos importamos de partilhar com cada um que nos visite!
Se alguma dúvida havia sobre a festividade que o arroz encerra ela ficou completamente dissipada com esta festa. Ver chegar cada uma das participações foi também uma confirmação de dádiva, que agradeço com um rasgado sorriso.
Obrigada, nunca é demais repetir, por partilharem as vossas histórias, por trazerem o vosso arroz e estarem aqui comigo.
Não tenho a noção de quando tempo teremos estes momentos de partilha, não estou inquieta com isso, mas quero que saibam que o balanço deste ano inesperado aqueceu-me o coração e fez-me sentir grata por cada um de vós.
A ordem que aqui colocarei as participações será a ordem de chegada, creio não me estar a esquecer de ninguém - sintam-se completamente à vontade para o referirem , se tal lapso acontecer.
E, por favor sirvam-se… partilhem e saboreiem cada momento neste momento.
A festa é nossa!
Vamos, está quase na meia noite, vamos lá saborear todas estas iguarias!
http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/arroz-e-uma-dadiva-e-mesmo-uma-festa.html
Adorei o seu blogue. Constatei que tem muitas receitas de pratos chineses. Adoro!
Já sou sua seguidora.
Deixo-lhe um convite para visitar o meu recanto de Receitas de Sedução. É um espaço que serve a liberdade do erotismo, o momento presente e o culminar dos prazeres sensoriais num sentimento de felicidade plena, despertando a líbido de cada amante que nos visita.
Este site foi criado para partilhar a minha seleção receitas mágicas com um "navegador" apaixonado.
Sabemos que o segredo da boa comida e dos ingredientes ao serviço dos prazeres devem ser conhecidos e explorados criativamente. Por isso, desvendamos aqui o poder de receitas verdadeiramente especiais, para que possam experimentá-las e superá-las num jantar iluminado.
Beijinhos.
Aurea Sá
Enviar um comentário