26/03/2023

Bolo de azeite

 

Vai para lá de 1 ano que aqui não deixo uma receita. Foram tempos de mudanças, de adaptação a uma nova casa, a um novo espaço e principalmente uma reorganização de tempo que teima em não chegar para tanta coisa que queremos fazer.
A Páscoa aproxima-se e à memória vêm receitas antigas, com uma grande carga afetiva muitas vezes toldando a verdadeira opinião sobre as mesmas. 
Mas este bolo não falha, e se é maravilhoso ainda quente, acabado de sair do forno, é ainda melhor torrado, com manteiga e uma chávena de café a acompanhar!

Este moreno perfumou a minha cozinha, a lembrar que faltam 2 semanas para a Páscoa e ainda não pensei nos bolos que vou oferecer. Tal como no Natal, há muitos anos que faço amêndoas caseiras ou folar para oferecer e este ano ainda nem sequer me tinha dedicado a pensar nisso.
Deixo a receita, que merece ser testada por vocês!

Ingredientes:
500 g de farinha
5 ovos caseiros + 1 gema
1/2 cálice de aguardente
125 ml de azeite
25 g de fermento de padeiro fresco ou 8 g de fermento seco
1 pitada de sal
100 g de açúcar

Num copo, deite um pouco de água morna e desfaça o fermento de padeiro. Reserve.
Numa taça, deite a farinha, o açúcar e o sal. Mexa. Faça um buraco no meio e junte os ovos batidos, a aguardente, o azeite e o fermento. Mexa para envolver e depois amasse com as mãos ou para facilitar, com a batedeira, por 10 minutos. 
Forme uma bola, coloque numa taça e tape com um pano. Deixe descansar num local morno e sem correntes de ar, até a massa dobrar de tamanho.

Enfarinhe a bancada, deite a massa e dobre as pontas para dentro. Forme novamente uma bola e coloque-a num tabuleiro de forno. Deixe descansar 20-30 minutos.
Antes de levar o bolo para o forno pré-aquecido a 180ºC, pincele-o com uma gema batida com uma colher de leite. Se gostar, deite um pouco de açúcar por cima. 
Deixe cozer durante 30 minutos, confirmando sempre a cozedura antes de o tirar.



2 comentários:

Anjo-de-Mel disse...

Que bom estares de volta :) Bjinhos e festas docinhas :)

Iza disse...

Já tinhamos muitas saudades! Beijinhos

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU