23/08/2015

Compota de pêra para um Workshop especial

Acordámos mais cedo que o normal a um domingo com um único objetivo em mente. Falo no plural porque quando falamos em voluntariado, não há idade, sexo ou hora. Assim que aceitei o convite da Asbihp (Associação de Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal) para fazer um workshop no Campo de Treino EvoluIR 2015, imaginei logo um programa em família. 
O facto de trabalhar com doentes oncológicos faz-me ter uma perspetiva diferente da saúde, ou da falta dela. Daí que este tipo de voluntariado faça todo o sentido para mim. 
Estes jovens adultos têm uma enorme dificuldade em ser integrados no mercado de trabalho. Este Campo de treino tem como principal objetivo dar-lhes ferramentas para que eles consigam de alguma forma contornar este obstáculo. Força de vontade, boa disposição e um sorriso contagiante não lhes faltam. Foi assim neste ambiente fantástico que tive o privilégio de dar inicio a uma semana sobre rodas, cheia de experiências diferentes tais como um batismo de surf.
A receita não foi propriamente escolhida, foi mais obra do acaso. Eu levei as especiarias e a Pólo Norte arranjou a fruta (tão biológica que tínhamos que ter cuidado para não magoar as lagartixas!).
Muitos destes jovens nunca tinham cheirado cardamomo ou flor de anis e foi esta última que venceu quase por unanimidade. 
Tínhamos um cesto cheio de pêras e foi com muita dedicação que todos puseram mãos ao trabalho. Com mais ou menos dificuldade quase todos ajudaram na tarefa.
Compota ao lume, dúvidas esclarecidas e foi o momento de esterilizar os frascos, enfrascar, enfeitar e rotular. 
Com o enorme interesse que alguns mostraram, tenho a certeza que vão sair dali alguns projetos interessantes. 
No final, ficaram cheios 11 frascos que já estão à venda na pop up store - A SEITA. Eles têm como objetivo realizar 200€ de vendas até ao final da semana por isso, peço-vos para passarem ou irem passando por lá e fazer as vossas encomendas. 
Vou dar-vos a receita mas aqueles frascos têm tanto mas tanto mais valor! Não consigo esquecer-me da Liliana (com meio braço amputado) a descascar a pêra cheia de vontade!

Compota de Pêra, flor de anis e vinho do Porto
1 kg de pêra
800 g de açúcar
2 flores de anis
1/2 cálice de vinho do Porto
1/2 limão

Descasque as pêras e coloque-as numa taça com água e sumo de limão.
Deite o açúcar no tacho, junte 1/2 chávena de água, a fruta, as flores de anis e o vinho do Porto.
Leve ao lume e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a fruta estar cozida e o molho começar a reduzir (cerca de 1,5 - 2 horas).
Triture se desejar, coloque em frascos esterilizados e vire-os ao contrário deixando-os assim até arrefecerem.
Vale a pena pensar um pouco e dar valor à sorte que temos, concordam? Vemos aqui força de leões e exemplos a seguir!
Boa semana!


2 comentários:

Marmita disse...

Que post bonito Vera, muitos parabéns pela iniciativa, beijos

Mar disse...

A vida faz mais sentido assim. Por mais errado e ao contrário que o mundo pareça, as coisas boas que vão sendo feitas parecem equilibrar o saldo um bocadinho.

Um dia lindo, o teu. O vosso. O deles todos.

Um beijo grande, Verinha!

Mar

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU