As cores não enganam ninguém, estamos em plena época natalícia!
Mas a verdade é que cá em casa, tal como na maior parte das casas portuguesas, não é preciso ser Natal para se comer bacalhau. Nós gostamos de manter a tradição e na Consoada fazemos o bacalhau cozido com batata e couve mas para quem não faz questão, esta sugestão é uma alternativa deliciosa, com uma apresentação mais engalanada!
Para mim o melhor bacalhau de todos é este, o Bacalhau da Islândia.
Este bacalhau nascido nas águas frias do Atlântico Norte não migra pelo que a sua pesca ocorre durante todo o ano. O Bacalhau da Islândia é proveniente de fontes sustentáveis que asseguram a manutenção dos stocks a longo prazo e é certificado em toda a cadeia, desde que é pescado até à mesa dos consumidores. Ao contrário da maioria do bacalhau que é pescado na Rússia e na Noruega, o Bacalhau da Islândia não é congelado e o seu processamento começa a ser feito no mesmo dia em que é pescado, de acordo com o gosto do país para onde é exportado. No nosso caso, que consumimos maioritariamente bacalhau salgado, é iniciada a sua cura e o bacalhau é mantido numa marinada salgada até chegar às empresas que continuam o processo de salga que pode durar vários meses.
O processo de demolha deve feito com água fria (abaixo dos 7ºC) para evitar a proliferação de bactérias.
A posta deve ser colocada com a pele voltada para cima para que à medida que os cristais de sal são libertados, não fiquem aí acumulados.
Durante o
período da demolha deve mudar-se a água apenas uma vez por dia
[a demolha é o processo de reidratação de algo que demorou semanas a desidratar. Deve respeitar-se este conselho
para conseguir obter uma lasca perfeita]
No fundo do recipiente poderá colocar uma rede para que as postas que ficam na parte inferior, não fiquem em contacto com os cristais de sal que vão sendo libertados.
Este processo pode demorar de 3 a 6 dias, conforme a grossura de cada posta.
Este artigo foi desenvolvido com o apoio da Bacalhau da Islândia.
Poderei ter recebido honorários e/ou produtos mas o conteúdo foi escrito por mim e contém apenas a minha opinião.
2 comentários:
Que bonito, vai ser o almoço cá de casa no dia 31. Usou placas redondas ou rectangulares. é que gosto mais da massa folhada do LIDL, mas a redonda, é muito boa, penso que com essa tb ficará bem. Obrigada pela receita, continuação de boas festas.
Enviar um comentário