Mostrar mensagens com a etiqueta Receitas Rápidas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Receitas Rápidas. Mostrar todas as mensagens

28/10/2014

Fusili tricolor com salsichas frescas {Rubrica nova: Receitas para estudantes}

Uma das coisas que mais me lembro do tempo de faculdade são as cozinhas de todas as casas por onde passei. Como estudei em Aveiro e no Porto, tive oportunidade de conhecer produtos e tradições bastante diferentes. Uma das coisas que houve em comum em ambas as estadias, foram as festas. E tudo era um bom motivo para festejar. Desde essa altura que eu preferia ter o trabalho de preparar as coisas em casa do que ir jantar fora. Isso era eu, que gostava de cozinhar e não me aborrecia ficar agarrada aos tachos mas nem todas as pessoas com quem morei eram assim. Algumas nem massa cozida sabiam fazer. E que confusão isso me fazia...


13/10/2014

Lombinho de porco com maçã e cogumelos {Hoje para jantar IV}

Levantar cedo e roubar um bocadinho do tempo só para mim. Adoro estes minutos em que planeio mentalmente o meu dia, seja enquanto estou debaixo da água do duche ou termino de preparar o pequeno-almoço dos guerreiros. Rendi-me às evidências e prefiro levantar-me antes do primeiro galo da vizinhança do que andar numa corrida e sem margem de manobra para as eventualidades que há sempre pela manhã. Já diz a famosa Lei de Murphy, se alguma coisa pode correr mal, correrá mal.


13/08/2014

Esparguete de courgete com ovos escalfados

Este Verão que me baralha, continua a surpreender-me com dias de sol envergonhado, cinzentos ou pior... chuva. Ontem pensei que estava a sonhar e afinal o Outono tinha chegado sem que eu desse conta. Chuva?! Não fossem as cores lindas do tomate e das curgetes que trago na quinta e não teria dúvidas algumas. E até os legumes andam baralhados porque habitualmente nesta altura já a colheita de tomate vai no pico enquanto que este ano chegam aos bocadinhos. Por um lado é melhor porque vai dando tempo para o consumir sem exigir manobras de emergência que o transformem em picado para os refogados ou em doce para dias de gulodice.


21/07/2014

Panquecas integrais

Com a correria da semana passada para conseguir organizar tudo para as férias, acabei por não vos contar um daqueles momentos que me faz ter a certeza que o universo é energia e que todas as nossas ações têm uma reação nem que seja a milhas de nós. Tive uma experiência que me impressionou bastante e nem sequer me passou pela cabeça expô-la aqui mas de seguida aconteceu algo que fez com que vos venha contar.


26/05/2014

Rolinhos de maçã e canela na frigideira


Chá ou café das 5.
Um motivo mais que suficiente para juntar amigos à mesa e dar dois dedos de conversa. E porque não há reuniões destas sem coisas boas, uma embalagem de massa filo no frigorífico foi a desculpa perfeita para fazer estes doces pecados. Feitos na frigideira porque a tarde quente não convidava a ligar o forno. Além disso, foi uma maneira de levar a reunião para o local da casa que mais gosto, a cozinha!
Boa semana!

Ingredientes:
1 embalagem de massa filo (gosto mais da do Pingo Doce)
manteiga para pincelar
1 embalagem de recheio de maçã e canela Dulcis
acúcar em pó

Preparação:
Estenda uma folha de massa filo e pincele-a com manteiga. Dobre a meio, no sentido do comprimento.
Espalhe uma colher de sopa de recheio. 
Enrole cuidadosamente. 
Repita até terminar tendo o cuidado de manter os rolos já feitos tapados com um pano húmido para que a massa não seque. 

Aqueça uma frigideira anti-aderente. 
Confirme se a parte exterior dos rolos está também pincelada com manteiga. 
Coloque 3 ou 4 rolos de cada vez na frigideira e deixe cozinhar durante 4 minutos. Vire para que asse de todas as faces. 
Retire, polvilhe com açúcar em pó e sirva os rolinhos ainda mornos, simples ou acompanhados com uma bola de gelado de nata. 
 


22/05/2014

Trufas de cacau, tâmaras e muitas coisas boas

 
Eu e as dietas e as dietas e eu... a eterna luta, a eterna tentativa de conquista [quase sempre falhada]. Não sou de dietas loucas e a mais louca [e única!] que fiz foi a dos 31 dias  que consegui seguir e perder 6 Kg que não sei como [mentira!!] já regressaram ao local de partida. Antes de casar, no último ano de faculdade, consegui emagrecer 8 Kg, obviamente à custa de moderação na alimentação mas principalmente muito exercício. Na altura estudava no Porto e quase todos os dias ia correr para o Parque da Cidade. O tempo disponível permitia e essa foi a altura da minha vida em que realmente vi resultados. Por isso, não posso pensar em dietas loucas porque não sou disso, gosto de comer! Tenho que ter tento na lingua mas o mais importante é mexer o esqueleto. Tomei uma resolução nesse sentido. Acordo 30 minutos mais cedo e faço uns exercícios em frente ao pc. E descobri que afinal ainda tenho músculos em muitos sítios que já nem me lembrava que era possível ter dor! Mas vale a pena! Uma maneira diferente de começar o dia mas que me deixa com uma sensação boa de dever cumprido.
Claro que depois disto, penso duas vezes antes de cometer um pecado daqueles. E como sou gulosa, bastou pesquisar um pouco para descobrir que é possível "enganar" o palato e fazer um miminho igualmente delicioso mas muito mais saudável. Entretanto, descobri que havia um ingrediente em comum a muitas destas receitas, o óleo de côco e apesar de ter lido opiniões muito distintas, deixo-vos alguns dos motivos porque este ingrediente é tão famoso entre desportistas e quem opta por estilos de vida mais saudáveis:
- O óleo de côco é um produto 100% natural que apresenta propriedades que favorecem a perda de peso [associada a dieta e atividade física], contribuem para a redução do colesterol mau e ajudam a controlam os níveis de açúcar no sangue;
- Suporta altas temperaturas sem alterar as suas propriedades portante é ideal para fritar;
- Contém ácido láurico, que parece ter efeito contra micro-organismos patogénicos, incluindo bactérias, vírus, fungos e protozoários;
- Facilita a absorção de nutrientes, reforçando as defesas do organismo;
- Promove a saciedade porque sendo uma gordura, tem uma digestão diferenciada permanecendo mais tempo no estômago do que um hidrato de carbono;
- Promove a diminuição de radicais livres presentes no organismo, responsáveis pelo envelhecimento celula 
- À temperatura ambiente, o óleo de côco solidifica e esta propriedade pode ser usada para solidificar alguns pratos (por exemplo um brownie sem forno).

Ah, mais importante, onde comprar? No SuperCor e em algumas lojas de produtos naturais.


Ingredientes para 12 trufas:
12 tâmaras
6 ameixas
1 pitada de sal
8 amêndoas (ou outro fruto seco)
2 colheres de sopa bem cheias de cacau
1 colher de côco ralado
1 colher de sopa de óleo de côco

Deite as amêndoas num robot de cozinha e triture. Junte os restantes ingredientes e triture até obter a consistência desejada.
Molde pequenas bolas, passe-as por cacau em pó ou côco e coloque-as em formas de papel.


Fontes:
- http://prisciladiciero.com.br/blog/quais-saeo-os-beneficios-do-oleo-de-coco
- http://wellnessmama.com/5734/101-uses-for-coconut-oil/
- http://www.organicfacts.net/organic-oils/organic-coconut-oil/health-benefits-of-coconut-oil.html

 


15/05/2014

Truta salmonada em cama de legumes

Hoje para jantar... peixinho! 
Eu acho sempre que o peixe é fotogénico apesar de muitos não concordarem! Há uns dias publiquei a fotografia de uma solha, e muitos acharam estranho, eheh! Acho imensa graça quando vou ao mercado com o meu rapazinho. Mal chegamos à zona do peixe, já está ele a dizer que cheira mal. Já fui assim, aliás, acho que já todos fomos assim. Uns mudam, outros não, porque eu não tenho problema nenhum em arranjar o peixe em casa mas tenho muitas amigas para quem isso seria uma missão impossível! A truta é um peixe que dá luta mesmo depois de capturado porque tem uma pele viscosa e esgorregadia. Este é o principal motivo pelo qual muitos não gostam e fogem dele a sete pés. Mas é um engano porque a truta salmonada é um peixe bastante económico, tem quase tanto ómega 3 como o salmão mas o aroma e sabor são mais suaves. Se não quer correr o risco que ela lhe salte da mão, peça na peixaria para lha arranjarem! 
Como pedem os dias de semana (e apesar do preço da luz!!), a escolha recai sobre o forno para me deixar tempo para outras tarefas. 
A preparação é simples e rápida e o resultado é muito bom. Vale mesmo a pena experimentar!

Ingredientes:
1 truta salmonada (1 Kg)
1 talo de alho francês (pode ser a parte mais escura)
1 cenoura
1 limão
salva e salsa frescas
sal
azeite

Preparação:
Corte o alho francês longitudinalmente, em pedaços finos. Lave e corte a cenoura, também em tiras finas. Disponha os legumes no tabuleiro de ir ao forno. 
Faça alguns golpes do lombo da truta.
Coloque metade das ervas por cima dos legumes e ponha o peixe por cima. 
Nos golpes, coloque uma folha de salva. 
No barriga, disponha o limão fatiado e uns pés de salsa. 
Tempere o peixe com sal marinho e um fio de azeite. 
Leve o peixe a assar em forno quente, a 200ºC, durante 25 minutos.

Sirva com salada e arroz  ou tabbouleh. Para servir, basta puxar a pele e esta solta-se perfeitamente do peixe. Com uma colher, solte o peixe da espinha central, tendo o cuidado com as pequenas espinhas que podem ser perigosas para as crianças.




28/04/2014

Lombinho perfumado com arroz de lentilhas e soja

Os dias, ou melhor, as noite de semana parecem escapulir-se por entre os dedos sem que eu dê por isso. As tarefas rotineiras são tantas que se fujo um bocadinho da linha, nota-se logo. Não há tempo para andar a pensar no que fazer para o jantar, para o dia seguinte, nem para inventar muito. Eu preciso mesmo de ter a lista de refeições escolhidas no início da semana para não andar sempre a pensar nisso. Em caso de emergência, tenho o salvador da pátria, o congelador. Com alguns truques na manga como lombos de salmão, douradinhos, peitos de frango (que ninguém gosta mas que ficam deliciosos quando são recheados) ou o fiel amigo bacalhau. E esta carne, um lombinho, já temperado antes de congelar. 
Faço assim: quando chego do talho, espalho sobre a tábua de corte 1 colher de chá de pimentão doce,1 colher de chá de ervas de provence, 1 colher de chá de sal, 1 colher de café de cominhos em pó e pimenta moída. Rolo o lombinho de porco sobre esta mistura e coloco logo de seguida num saco de congelação, identificado com nome e data. Depois, basta retirar do congelador e deixar descongelar no frigorífico ou  no microondas (não sou muito fã) e temos a solução para o jantar! Dá mesmo jeito ter umas coisas assim já temperadas no congelador!
Se é daqueles que não passa uma refeição sem carne ou peixe, esta pode ser uma boa sugestão!

Ingredientes:
1 lombinho
azeite q.b.
1 dente de alho
1 folha de louro
4 dentes de alho

arroz de lentilhas e soja (Oriente Rice)
tomilho fresco

Preparação:
Ligue o forno a 200ºC.
Descasque e corte ao meio 3 dentes de alho.
Faça 6 golpes no lombinho, com uma faca bem afiada e espete as metades de alho.
Leve um tacho ao lume com um fio de azeite, o dente de alho esmagado com a faca e a folha de louro. Deixe o azeite aquecer e junte-lhe o lombinho. Mantenha o lume médio-forte.
Deixe cozinhar durante 3 minutos de cada lado.
Transfira o lombinho para um recipiente de ir ao forno.
Deixe cozinhar durante 20 minutos.

Enquanto isso, prepare o arroz.
Leve um tacho com fio de azeite ao lume. Deite uma chávena de arroz, deixe fritar durante 2 minutos, mexendo para não queimar. Junte 2 chávenas de água a ferver, tempere com sal, mexa e tape até estar cozido. 
{Este arroz é muito saboroso e tem uma textura diferente por causa da soja e da lentilha. Confesso que achei que o meu rapazinho (que é esquisito que se farta e gosta do que gosta mais nada) não ía gostar mas adorou. Gostou tanto que na refeição seguinte (massa) me pediu massa com arroz! Modernices!}

Retire o lombinho do forno e deixe repousar durante uns minutos antes de cortar.
Sirva com o arroz de lentilhas enfeitado com tomilho fresco.
Não resisto a partilhar esta orquídea maravilhosa, com esta cor magnífica. Ao natural, sem photoshop. É linda, não é? Mais uma das muitas vindas de casa da tia Teresa. Perco-me a admirá-las cada vez que vou a casa dela. Tem muitas, mesmo muitas e cada uma mais bonita que a outra. O que vale é que vocês não descobrem onde ela mora!!!

Boa semana!

29/01/2014

Tarte Surpresa {Hoje para jantar II}

Surprise, surprise!
As listas e ementas semanais são preciosas mas para serem totalmente úteis têm que dar espaço para o imprevisto, neste caso, um jantar feito de aproveitamentos. Se fazemos sempre receitas novas [e não desperdiçarmos nada, como eu] acabamos por ter taças e tacinhas com sobras disto e daquilo. Se o objetivo é poupar, há que transformar o que há no frigorífico. As quiches ou tartes são perfeitas para tal porque ficam sempre bem. Se houver por lá massa folhada, melhor ainda, menos tempo se gasta. Senão, uma massa areda faz-se num instante e esta minha receita meio integral fica muito boa.

Massa:
100g de farinha de trigo
100g de farinha integral
1 ovo
1 pitada de sal
80g de manteiga amolecida
Misture todos os ingredientes. Se for necessário, acrescente um pouco de água. Deixe descansar no frigorífico enquanto prepara o recheio.

Recheio:
sobras de peixe/ bacalhau
espinafres frescos
cogumelos
1 dente de alho
2 ovos
4 tomates cereja
1 pacote de natas ou creme de soja
sal, pimenta e noz moscada
azeite
parmesão para ralar por cima

Deite um fio de azeite numa frigideira. Junte o dente de alho e deixe fritar até começar a libertar o seu aroma e sabor no azeite. Retire o alho do azeite.
Junte os cogumelos laminados e deixe saltear até mudarem de cor e ficarem macios.
Junte os espinafres e envolva até estes começarem a murchar.
Tempere com uma pitada de sal.

Estenda a massa (folhada ou areada) num tabuleiro ou tarteira. Por cima, coloque o peixe desfiado.
Por cima, deite os cogumelos e espinafres salteados. 

Bata os ovos e junte as natas. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Deite por cima do recheio. 
Enfeite com o tomate cortado às rodelas. 
Leve ao forno quente (225ºC) se usar massa folhada e médio (180ºC) se usar a massa areada.

Retire e sirva a tarte polvilhada com queijo parmesão ralado no momento e uma salada verde.

14/01/2014

Rolinhos de salmão e côco com molho oriental


Há combinações tão improváveis quanto surpreendentes. Esta é uma delas. Côco e Salmão. Na verdade são dois ingredientes que adoro mas que só num acesso de loucura me daria para juntar. Não, não tive nenhum desses acessos! Ao invés disso, andei em arrumações e dei com os olhos num dossier velhinho que tenho recheado de receitas que fui colecionando na faculdade. Sim, já era dada a estas coisas nessa altura. Volta e meia lá havia jantaradas do 5ºD! E que animadas que eram! Encontrei esta receita que me chamou à atenção. Pudera, se lá estava é porque já me tinha chamado à atenção antes... 
Não resisti em fazer um molho agri-doce para acompanhar. Perfeito para servir como entrada ou como prato principal acompanhando uma salada verde e arroz basmati.
Ingredientes (8 rolinhos)
2 lombos de salmão
1 lima
50 g de côco ralado
2 c. sopa de Maisena (amido de milho)
sal marinho
pimenta
4 folhas de massa filo
oleo de amendoim

Molho oriental
2 c. sopa de oleo de amendoim
2 c. sopa de cebola picada
1 dente de alho
1 c. café de gengibre ralado
2 c. sopa de molho de soja (pouco salgado)
2 c. sopa de açúcar amarelo
1 c. chá de vinagre de arroz
2 c. sopa de ketchup

Preparação
Corte cada lombo em quatro tiras. Coloque-as numa taça, junte a raspa da lima, tempere com sal, pimenta e o sumo da mesma. Tape com película aderente e deixe repousar no frigorífico durante 30 minutos.
Enquanto isso, prepare o molho levando o óleo a aquecer numa caçarola. Junte a cebola picada e deixe cozinhar em lume brando, durante 6-7 minutos ou até esta ficar macia. Junte o alho picado e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Junte os restantes ingredientes, deixe cozinhar por mais uns instantes e triture o molho com a varinha mágica. Se preferir, pode passar o molho por um passador de rede para não se sentir qualquer pedaço de cebola.
Corte longitudinalmente as folhas de massa filo, do tamanho das tiras de salmão.
Misture o côco com a farinha  Maisena.
Estenda uma das tiras de massa filo e pincele-a com oleo. Sobreponha outra tira e repita a operação. Passe a tira de salmão pela mistura de côco e farinha e coloque-a numa das pontas da massa filo. Enrole e coloque o rolinho num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve os rolinhos a assar em forno quente (210º), pré-aquecido, durante 12 minutos ou até os rolinhos estarem dourados.
Sirva os rolinhos com o molho oriental.



05/12/2013

Wraps de espinafres e cogumelos


Clique aqui
O meu dia não tem o tempo que eu precisava para fazer tudo o que quero, tudo o [que acho] que preciso, tudo aquilo a que me proponho. Por vezes parece que consigo fazer magia mas está tudo aqui, nesta música e noutras tantas como esta, que me carregam de energia e me põem a mexer logo pela manhã, mal ponho o pé no chão. Faço-o com um sorriso na cara, que se prolonga pelo resto do dia [que incomoda alguns mais sisudos] e cheia de energia e vontade. Tudo se consegue quando há um objetivo traçado, há um desejo profundo de realizar o que nos vai no pensamento. Claro que precisamos do tal método de organização e planeamento, mas com um bocadinho de calma, conseguimos.
Esta semana tem sido mais uma daquelas loucas, com os preparativos para a 4D&Friends Especial Natal.
Quem passar por lá vai poder provar o meu Bolo de Chocolate com Curd de Frutos vermelhos, o Bolo de Abóbora, Côco e Noz e outros. Vale a pena vir a Coimbra no próximo sábado, dia 7 de Dezembro, porque vai estar um dia lindo, cheio de sol e a Quinta do Ribeiro é um local magnífico!
Por entre tantos afazeres, convém não descorar a alimentação, e com horários pouco certos, levar estes wraps na lancheira é uma boa opção.
Ingredientes:
4 wraps
cogumelos portobelo (não muito grandes)
1 embalagem de espinafres congelados
1 fatia de bacon
2 dentes de alho
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colheres de sopa de leite
sal, pimenta q.b.
azeite

Deite um fio de azeite num tacho largo e junte um dente de alho picado finamente. Assim que o alho começar a libertar o seu aroma, junte os espinafres, ainda congelados e tape o tacho. Tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar, até que os espinafres descongelem, mexendo ocasionalmente.
Junte a farinha mexendo para envolver e acrescente o leite. Pode juntar mais farinha ou leite de acordo com a consistência desejada. Reserve.

Limpe os cogumelos e corte-os em lâminas de 2 mm de espessura. Deite um fio de azeite numa frigideira e junte um alho picado e o bacon cortado aos cubos. Deixe cozinhar, em lume brando até que o bacon fique ligeiramente torrado. Acrescente os cogumelos e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta. 

Estique uma wrap, barre com o creme de espinafre e disponha por cima os cogumelos laminados. Enrole a warp e já está!
Basta retirar o bacon e fica com uma refeição vegetariana!
Bom apetite!


11/10/2013

Risotto de cogumelos [não em 4 mas em 7 minutos]

Finalmente é sexta-feira e quase sinto o cheirinho do fim de semana sem compromissos que está a chegar!
Vou poder andar naquelas três velocidades estonteantes devagar-devagarinho-parada e deixar passar as horas sem olhar muito para o relógio nem ter que cumprir nenhum horário.
Logo à noite vou pôr mãos há obra e preparar o bolo de aniversário da princesa mais velha cá do prédio. Bolo de chocolate. Em dose dupla porque estes miúdos é tudo à grande, a festa é para os colegas todos da sala. Sorte que é só os da sala! 
Já tenho saudades de fazer um bolo de aniversário, é o que dá arrumar as festas quase todas na primeira metade do ano... Depois ando imenso tempo sem fazer nenhum... e gosto tanto!

Mas falando do que trago hoje, que não é uma receita, é mais uma experiência. Risotto [quase] instantâneo. Não sou grande apreciadora de comida pré-feita nem de alimentos demasiado processados mas confesso que fico curiosa com certas coisas!
Este arroz, o EasyRice é uma nova variedade da marca portuguesa Oriente Rice e foi feito especialmente para quem não tem tempo, anunciando uma preparação em 4 minutos. Confesso que não preparei da forma tradicional mas na Bimby levou um pouco mais, 7 minutos no total.
Fica bastante bom tendo em conta que falamos de arroz pré-cozinhado, com um forte sabor de cogumelos.
Num dia com pouco tempo, temos uma refeição para 2 pessoas em tempo record!

Fiz assim:
Coloquei um fio de azeite no copo da Bimby, 1 min/100º/vel 1.
Juntei 2 copos de arroz e deixei fritar 1 min/ 100º/colher inversa.
Acrescentei 2 copos de água fria e programei 6 min/ 100º/colher inversa . E já está!



01/10/2013

Fritatta de abóbora manteiga, tomate cereja e feta {Dia Um... Na Cozinha}

O convite chegou há imenso tempo pela querida Maria. Com muita pena minha, esta é já a 5ª Edição do evento Dia Um... Na Cozinha! e só agora consigo participar. Não agendei, não programei mas quando hoje de manhã vi qual era o tema pensei... é desta! E foi mesmo!
Cá em casa somos todos fãs de ovos, e a taça está sempre cheia de ovinhos frescos e biológicos, das galinhas da Mãe, que quer chova ou faça sol, passeiam pelo quintal e comem cereais, ervas e tudo o que lhes apetece.
Na semana passada fiquei com um Cabaz Biológico que trazia metade de uma abóbora manteiga que ainda não tinha usado.
Os tomates cereja também são da Quinta e escaparam aos deditos do principezinho que pouco a pouco foi atacando a taça que estava cheia até cima. Colocada estrategicamente em cima da mesa, a taça ficava à vista dos olhos e ao alcance dos dedos do rapazito que só agora se cansou de bicar! Sobraram uns quantos que pareciam estar à espera desta fritatta!
Vamos à receita!
Ingredientes:
3 ovos
2 cebolas roxas, laminadas
1 cabeça de cravinho
1 pedaço de queijo feta, aos cubos
1 fatia de abóbora manteiga, aos cubos
1/2 chávena de tomates cereja, às metades
1 raminho de aromáticas frescas picadas (salsa, cebolinho, tomilho)
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite
Preparação:
Ligue o forno a 180ºC.
Leve uma frigideira sem pega de plástico ao lume, deite-lhe o azeite, a cebola e a a cabeça do cravinho. Deixe refogar em lume brando, durante 4 minutos, até a cebola começar a amaciar.
Junte-lhe a abóbora e deixe cozinhar, em lume brando, durante 6-7 minutos. Os pedaços da abóbora devem ser pequenos para que esta cozinhe e fique macia por toda.
Retire a cabeça do cravinho.
Bata os ovos temperados com pimenta e sal e deite-os na frigideira. Por cima espalhe o tomate cereja e o queijo. Abane a frigideira em movimentos circulares para estabilizar os ovos no fundo.
Enfeite com as ervas aromáticas picadas.
Transfira a frigideira para o forno até os ovos estarem cozinhados.
Sirva quente ou fria.


27/09/2013

Esparguete com cubinhos de atum fresco

Post soundtrack

O Outono chegou tão depressa que nem deixou tempo para despedidas... Tive a certeza disso assim que liguei o forno numa destas noites e senti uma estranha sensação de conforto. Chegou também a chuva e as dúvidas existenciais do que vestir antes de sair de casa. E chegaram as molhas porque sou uma cabeça no ar e os guarda-chuvas parecem ganhar vida e mudar de sítio... Nunca estão onde são precisos! Nem vale a pena reclamar com as distrações do principezinho porque sei exatamente a quem é que ele sai!
Do Verão restam apenas as lembranças boas, como este prato. Cheira a mar, a praia ou pelo menos a peixe fresco e ao mercado de produtos frescos. Não sou particularmente fã de atum fresco, só gosto [e muito!] em sushi, mas cozinhado assim, levemente, fica macio e muito agradável! Este é o prato perfeito para um jantar ou almoço sem tempo ou para levar na lancheira para o trabalho. As ervas aromáticas e as sementes de sésamo dão um toque sensacional!

Ingredientes:
1 bife de atum fresco
1 tomate maduro
1 cebola pequena
1 fio de azeite
1 dente de alho
1 pitada de sal
50 ml de vinho branco
1 raminho de endro fresco
1 raminho de manjericão
1 colher de sopa de sementes de sésamo

Pique a cebola e o alho e refogue num pouco de azeite. Junte o tomate sem sementes e cortado aos cubos. Deixe refogar até o tomate estar macio e refresque com o vinho. Tempere com uma pitada de sal e deixe apurar.
Junte o atum cortado aos cubos, deixe cozinhar por 4 minutos e deite por cima de esparguete cozido "al dente".
Enfeite com sementes de sésamo torradas na frigideira, endro e manjericão fresco.

 
Esta receita foi publicada na Edição de Setembro da Revista C.

15/09/2013

Bolo de cacau e alfarroba {Perfeito para acalmar a gula}

A maior diferença entre a última dieta que fiz e todas as outras, é que sinto que esta mudou a minha maneira de ver a alimentação. Finalmente sinto que não estou de dieta, mas sim a caminho de uma alimentação mais saudável.
Sempre adorei cozinhar e comer por isso, volta e meia lá andava eu de dieta, o típico sobe e desce. Tal como o meu pai, sou gulosa quanto baste e raramente resistia a um doce. Agora, não só resisto, como escolho e pondero bem antes de não o fazer. 
Tanta conversa para dizer que, depois de passar mais de uma semana a dizer que me apetecia bolo de chocolate, saiu esta receita, que achei mais adequada e que se mostrou perfeita para "matar a vontade"!

A sua textura só me fez lembrar os bolos de chocolate da Dan Cake! E o sabor... hum... nem digo nada! Uma fatia destas, ao final da tarde, acompanhada de um café bem forte, soube-me pela vida!
O melhor de tudo, é que este bolo pode cozer no microondas (que foi o que fiz!) e fica pronta num abrir e fechar de olhos!
Ingredientes:
4 ovos
1 chávena de açúcar mascavado escuro
2 colheres de sopa de açúcar baunilhado
1 chávena de farinha T55 com fermento (Branca de Neve)
1/2 chávena de farinha de alfarroba
1 e 1/2 chávena de cacau em pó
1 chávena de óleo de amendoim
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de leite magro bem quente
Preparação:
Numa batedeira, bata os ovos com os açúcares até obter uma massa fofa.
Junte o óleo, sem deixar de bater.
Acrescente a farinha de alfarroba e o cacau. Continue com a batedeira ligada em velocidade média.
Junte a farinha e o fermento e por fim, cuidadosamente junte o leite quente.
Coloque a massa numa forma de silicone e leve a cozer em forno médio (180º) pré aquecido. Em alternativa pode levar ao microondas. Eu usei a potência máxima do meu (650W) durante 7 minutos.

Experimente deitar uma calda de chocolate por cima ou servir com compota de framboesa!




 

30/08/2013

Cheesecake enformado com morangos balsâmicos {pronto em 30 minutos}


Um telefonema rápido avisa que chegam mais dois para jantar. Sem contar... ui, e eu que gosto tanto de planear as coisas com tempo... E pior, daí a pouco mais de meia hora estão a chegar...
Um olhar pela despensa e frigorífico e num ápice decido o jantar. Bruschettas de tomate, mozzarella e manjericão para aconchegar o estômago enquanto se dão duas de letra, costeletas com abacaxi acompanhadas com uma salada verde e para finalizar um cheesecake fabuloso que faz crescer água na boca ao primeiro olhar. Vale a pena experimentar. Contudo, se estiver de dieta não o faça. É impossível resistir!

Ingredientes da base:
1 pacote de bolachas de manteiga
3 colheres de sopa de manteiga sem sal

Ingredientes do recheio:
2 pacotes de natas
1 pacote de queijo creme
8 colheres de sopa de açúcar em pó
3 folhas de gelatina

Ingredientes da cobertura:
16 morangos grandes
4 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de vinagre balsâmico

Preparação:
Triture a bolacha e misture com a manteiga derretida. Forre o fundo de uma tarteira ou de um prato fundo. Leve ao frigorífico enquanto prepara o creme.
Coloque as folhas de gelatina a demolhar.
Bata o queijo creme com o açúcar até obter um creme fofo.
Bata as natas e junte cuidadosamente ao creme anterior.
Escorra as folhas de gelatina e derreta-as no microondas durante 10 segundos.
Deite em fio por cima das natas, batendo sempre.
Espalhe este creme por cima da base da bolacha.
Lave e corte os morangos. Coloque-os num tachinho e junte o açúcar e o vinagre balsâmico. Deixe reduzir, em lume brando, mexendo de vez em quando para não agarrar ao fundo.
Deixe arrefecer e no momento de servir, deite por cima do cheesecake.
Esta receita foi publicada na Edição de Agosto da Revista C.

17/08/2013

Lacinhos com salmão, physalis e tomate cereja

Juntar as cores para alegrar o dia. Trazer memórias de outras paragens e sabores que me aconchegam. Neste prato, quase tudo tem uma história para contar desde o próprio prato em si. Veio comigo da quinta dos Avós e é mais velho do que eu, claro. Os garfos, a mesma coisa, um deles era o favorito do meu avô. E é isso que não quero esquecer, porque às vezes a memória prega-nos partidas e quando damos conta, já nem isso existe... É nisso que penso às vezes, quando penso no blogue. Que para além das receitas, quem sabe um dia não vai ser lido pelo meu filho, numa espécie de caderno de memórias que não quero que se apaguem.

Os tomatinhos cereja, foram dos poucos que ele deixou no tomateiro. Cada vez que lá passa, pega um, depois outro, e outro. Restaram meia dúzia para eu provar. E são tão doces. Mais doces que as physalis. Por isso resolvi juntá-los numa sinfonia de cores e sabores. Umas lascas de queijo de cabra, feito artesanalmente pelas mãos de minha Mãe. Um ato de paciencia. E amor. O feijão verde que não era verde, só assim ficou depois de cozido. Encontrei-o no mercado, numa daquelas senhoras velhinhas que vende do que tem na horta. Nem me soube dizer o nome do feijão cujas vajens até pintam as mãos de tão roxas que são. E assim se compôs uma das melhores saladas que comi nos últimos tempos.
Ingredientes para 2:
massa de lacinhos bicolor cozida al dente
1 posta de salmão
feijão verde cozido
tomate cereja
physalis
1 ramo de manjericão, salsa e cebolinho frescos
1 colher de sopa de azeite
lascas de queijo de cabra

Molho:
2 colheres de sopa azeite
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
1 colher de sobremesa de mel
1/2 dente de alho picado muito fino
1/2 colher de chá de orégãos secos
flor de sal q.b. 

Preparação:
Assim que a massa estiver cozida, passe-a por água fria para parar a cozedura. Deite-lhe o azeite e mexa para que fique soltinha. Deixe arrefecer.
Grelhe a posta de salmão com umas pedrinhas de sal, deixe-o arrefecer e desfaça-o em lascas.
Coza o feijão verde cortado em pedaços, em água com sal, passe-o por água fria e escorra-o bem.

Deite a massa numa travessa, junte o feijão verde já frio, as lascas de salmão, os tomates cereja e as physalis cortados aos quartos. Junte as lascas de queijo.
Corte o raminho das ervas aromáticas e deite por cima.

Misture todos os ingredientes do molho, mexa bem com um garfo para emulsionar e tempere a salada.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU