Mostrar mensagens com a etiqueta Aproveitamentos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Aproveitamentos. Mostrar todas as mensagens

15/10/2014

Este não é apenas mais um Bolo de Claras...


... é simplesmente o melhor bolo de claras que alguma vez comi! E acreditem ou não, não estou a ser exagerada. Depois de o provar, mesmo sem luz para fotografar, sem tempo para food styling, com um pé a caminho do hospital para ir ver a Avó, este foi o registo possível... Garanto-vos que vale a pena apontarem a receita para a próxima vez que ficarem com claras para guardar.
Há uns tempos, uma senhora ofereceu-nos um bolo no hospital que estava simplesmente delicioso. Ups... acabei de assumir que recebi uma oferta no hospital... [I'm in trouble!]


27/09/2014

Massa de pimentão {Receita II}

Cada vez mais sou a favor do simples e do genuino, na vida ou na cozinha. O tempo tem destas coisas, a capacidade de nos ensinar a ver tudo de outra forma e a teimosia característica da juventude vai dando lugar a uma clarividência que faz mudar opiniões e gostos. É tão comum ouvir dizer "dantes nem gostava disto mas agora já gosto". Acredito que tenha tudo a ver com o mesmo. Começamos a valorizar outros pormenores e consequentemente, as preferências.


10/07/2014

Arroz de galinha para emergências

Sempre gostei de ser organizada porque começo a entrar em stress quando procuro alguma coisa e não encontro. O tempo investido no planeamento e organização de tarefas permite poupar tempo mais tarde mas a verdade é que tenho andado do pior... As rotações de horários de trabalho também me dificultam as coisas e sinto cada vez mais isso. Esta semana, apesar de continuar a não vir aqui tantas vezes, vejo finalmente a luz ao fundo do tunel. As poucas coisas que consigo planear e passar para a agenda lá vão sendo feitas. Talvez porque finalmente começo a relaxar, o miúdo está de férias e as obrigações são menores permitindo-me uma maior flexibilidade. Tenho tido as manhãs para mim, para nós e tenho conseguido estar com ele com tempo e sem correrias. Já sinto uma antecipação das férias em família que estão quase a chegar. Faça sol ou faça chuva, daqui a pouco mais de uma semana rumamos até ao sul, aos dias de preguiça, praia, piscina, passeios e muito descanso! Consegui finalmente criar uma página para as minhas outras coisas, porque já não consigo ter tempo para ir mostrar as novidades às amigas.
Estas manhãs têm rendido para fazer tarefas que andavam a ser adiadas há "séculos". Duas delas, limpar e organizar o congelador e a arca, revelaram que a falta de tempo se reflete principalmente nestes sítios. Consegui juntar 2 sacos de coisas para levar para os animais da quinta, pão e alguns legumes e descobri que felizmente tenho uma mãe que não nos deixa passar fome! Na arca apenas tinha coisas que trago de casa dela, frango, galinha e cabrito. Seria perfeito se ela morasse perto do mar, tenho a certeza que teria também peixinho! Enfim, dado isto, em caso de emergência, as opções não são muitas.
Esta refeição foi um dois em um, usei apenas meia galinha, uma alheira e sobras de arroz. E com isto fiz a travessa de arroz de galinha e uma canja para o jantar. A acompanhar, uma salada de alface crocante que trouxe da aldeia com umas flores de cebolinho que estava a guardar para fazer vinagre e nunca mais arranjei tempo...

Ingredientes:
1/2 galinha caseira
1 alheira do Mónico (que trouxe de Brangança e andava perdida na arca)
sobras de arroz
1 cebola
1 fio de azeite
1 dente de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de tomate triturado
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coza a galinha  na panela de pressão em água temperada com sal, durante 30 minutos.
Desligue e deixe arrefecer ou sair a pressão totalmente.
Num tacho, deite o azeite, a cebola picada, o dente de alho e a folha de louro.
Deixe refogar em lume brando durante 5 minutos.
Junte o tomate, mexa e deixe refogar com o tacho tapado, até a cebola estar macia. Tempere com sal e pimenta.
Desfie a galinha e junte ao refogado, encolvendo tudo bem. Retifique os temperos.

(Se usar arroz branco, junte uma cenoura cortada aos cubinhos ao refogado)

Envolva o arroz no refogado e deite numa travessa de ir ao forno.
Retire a pele da alheira e desfaça-a, espalhando por cima.
Leve ao forno a gratinar a alheira durante 10 minutos.

À água de cozer a galinha juntei massinhas e 2 colheres de sopa de galinha desfiada e fiz uma canja leve que fez as delícias do principezinho!
O que sobrou guardei no congelador, para os dias atribulados em que não me lembro de pensar no jantar antecipadamente! Basta aquecer no forno e fica perfeito!

03/02/2014

Arroz de pato-pito {Aproveitamentos}


A receita de arroz de pato era uma das receitas de eleição que a minha mãe fazia quando tinhamos convidados. Era um arroz que fazia sucesso porque os patos eram caseiros, criados na quinta, onde podiam passear ao ar livre e onde, inevitavelmente, ganhavam um sabor especial! Tenho a certeza que era este o maior segredo do arroz dela. E era tão conhecido que quando eu dizia o que era o almoço, a resposta era sempre -"Ah, o arroz de pato!". Mas nem sempre há pato e um dia, em vez de pato, ela usou frango, também ele caseiro. Os convidados comeram, repetiram e o comentário foi o de sempre, -"Que bom que está este arroz de pato!". Ao que a minha mãe responde, -"Nao é arroz de pato, é arroz de pato-pito!". Ficou batizado assim porque os convidados ficaram na mesma, sem perceber que não era pato mas sim frango.
A minha versão de arroz de pato-pito é feito cá em casa sempre que há sobras de frango. Muito fácil, rápido e fica delicioso!!
Ingredientes:
sobras de frango (de preferência peito)
1 chouriça corrente
1 cebola
2 dente de alho
1/2 lata de tomate aos cubos
1 cenoura
azeite
3,5 chávenas* de caldo de galinha (caseiro de preferência)
1/2 copo de vinho branco
1,5 chávenas* de arroz agulha
1 folha de louro
sal e pimenta

* uso uma chávena de chá de aproximadamente 225 ml de capacidade.

Pique a cebola e leve ao lume, num tacho, juntamente com um fio de azeite. Junte um dente de alho picado e a folha de louro. Deixe a cebola caramelizar durante 1-2 minutos e acrescente o tomate.
Corte a cenoura e metade da chouriça aos cubinhos e junte ao refogado. Deixe cozinhar durante 10 minutos, até a cebola estar macia e o tomate desfeito. Refresque com o vinho.
Desfie o frango e acrescente ao refogado, mexendo bem para envolver no molho do refogado. Acrescente meia chávena de caldo de galinha e tempere com sal e pimenta. Deixe apurar até ficar com pouco molho.

Entretanto, leve outro tacho ao lume com um fio de azeite e um dente de alho. Deixe o alho fritar até libertar algum aroma. Junte o arroz e deixe fritar durante 2 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar.
Deite 3 chávenas de caldo de galinha quente e mexa. Tempere com sal e deixe o arroz cozer.

Junte o arroz cozido ao frango, envolva cuidadosamente e deite num tabuleiro de ir ao forno.
Enfeite com rodelas de chouriça e leve ao forno até dourar por cima.

29/01/2014

Tarte Surpresa {Hoje para jantar II}

Surprise, surprise!
As listas e ementas semanais são preciosas mas para serem totalmente úteis têm que dar espaço para o imprevisto, neste caso, um jantar feito de aproveitamentos. Se fazemos sempre receitas novas [e não desperdiçarmos nada, como eu] acabamos por ter taças e tacinhas com sobras disto e daquilo. Se o objetivo é poupar, há que transformar o que há no frigorífico. As quiches ou tartes são perfeitas para tal porque ficam sempre bem. Se houver por lá massa folhada, melhor ainda, menos tempo se gasta. Senão, uma massa areda faz-se num instante e esta minha receita meio integral fica muito boa.

Massa:
100g de farinha de trigo
100g de farinha integral
1 ovo
1 pitada de sal
80g de manteiga amolecida
Misture todos os ingredientes. Se for necessário, acrescente um pouco de água. Deixe descansar no frigorífico enquanto prepara o recheio.

Recheio:
sobras de peixe/ bacalhau
espinafres frescos
cogumelos
1 dente de alho
2 ovos
4 tomates cereja
1 pacote de natas ou creme de soja
sal, pimenta e noz moscada
azeite
parmesão para ralar por cima

Deite um fio de azeite numa frigideira. Junte o dente de alho e deixe fritar até começar a libertar o seu aroma e sabor no azeite. Retire o alho do azeite.
Junte os cogumelos laminados e deixe saltear até mudarem de cor e ficarem macios.
Junte os espinafres e envolva até estes começarem a murchar.
Tempere com uma pitada de sal.

Estenda a massa (folhada ou areada) num tabuleiro ou tarteira. Por cima, coloque o peixe desfiado.
Por cima, deite os cogumelos e espinafres salteados. 

Bata os ovos e junte as natas. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Deite por cima do recheio. 
Enfeite com o tomate cortado às rodelas. 
Leve ao forno quente (225ºC) se usar massa folhada e médio (180ºC) se usar a massa areada.

Retire e sirva a tarte polvilhada com queijo parmesão ralado no momento e uma salada verde.

28/03/2013

Arroz Thai Jasmin com galinha



BANGKOK - DUSK TO DAWN on Vimeo.

Vamos viajar? A convite da Oriente Rice, viajei até à Tailândia e trago-lhe hoje o cheirinho da fantástica gastronomia Thai.
O que não pode faltar? Arroz Oriente Thai Jasmin  e um sorriso estampado no rosto, pois é uma das imagens de marca do povo tailandês!
Vamos à receita, adaptada ao nosso palato um pouco mais sensível!

Ingredientes:
2 chávenas de arroz Oriente Thai Jasmin cozido
1 cebola
3 dentes de alho
2 peitos de galinha ou frango
1 colher de chá de açafrão
1 chávena de ervilhas congeladas
1/2 embalagem de cogumelos frescos
2 colheres de sopa de molho de soja 
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de açúcar branco
1 colher de sopa de óleo de amendoim
1 pimenta vermelha cortada e sem sementes

1 wok

Preparação:
Antes de começar, prepara e corte todos os ingredientes porque este tipo de prato não deve ficar muito tempo à espera e por vezes o tempo necessário para cortar alguns ingredientes pode ser suficiente para queimar o que já está no wok.
Entretanto pode temperar o wok. 
Deite-lhe o óleo de amendoim, o molho de soja e o açúcar até que comece a fumegar. Junte a pimenta vermelha, o alho picado, os cogumelos laminados e por fim a cebola picada.
Acrescente a galinha ou frango cortado aos cubos. Se usar galinha, o tempo de cozedura vai ser um pouco maior. Junte as ervilhas e deixe cozinhar até a carne deixar de estar cor-de-rosa.
Tempere com  o gengibre e o açafrão e mexa para envolver bem.
Aumente o lume e junte o arroz cozido, mexendo para misturar com os restantes ingredientes.

Nota:
Este é o prato perfeito para transformar o arroz cozido que tenha de sobra no frigorífico. Este tipo de prato ganha substancialmente quando preparado com arroz atrasado pois ao incorporar o arroz, os seus bagos não se partem tão facilmente.





15/03/2013

Tarteletes de legumes e frango

A melhor tarde da semana, a melhor noite da semana e a refeição mais descontraída da semana! Gosto imenso da noite de sexta-feira e de tudo o que ela significa. Relaxar, descontrair, ceder a caprichos, mimar e desfrutar! Para não perder muito tempo na cozinha, já que hoje ainda é dia de treino do principezinho (que tem prova no fim de semana!), estas tarteletes são um dois em um. Não têm hidratos de carbono e são a forma perfeita para aproveitar uns pedaços de peito de frango esquecidos no frigorífico! O princípio é semelhante ao das quiches mas sem base, tornando-as ainda mais rápidas!

Ingrdientes:
1 cebola
1 dente de alho
espinafres, agrião e salsa (q.b.)
1 cenoura
rabanetes
2 ovos
sal, pimenta e noz moscada
1 fio de azeite
1 chávena (150 ml) de leite de kéfir espesso (em alternativa pode usar natas de soja, natas ou leite)
sobras de frango

Preparação:
Deite o azeite num tacho e leve a lume brando. Junte a cebola e alho picados. Deixe refogar por uns minutos para amolecer e amaciar a cebola. Junte a cenoura ralada em juliana. 
Desfie o frango e acrescente ao refogado.
Lave e separe as folhas doa espinafres, salsa e agriões, juntando-as em seguida ao refogado.
Acrescente as folhas ao refogado e deixe-as cozinhar até começarem a murchar. 
Corte os rabanetes às fatias fininhas e junte ao refogado.
Tempere com uma pitada de sal e distribua pelas formas.
Batas os ovos com o leite, tempere com sal, pimenta e noz moscada e deite por cima da mistura anterior.
Leve ao forno pré-aquecido durante 35 minutos ou até estarem cozidas.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

Bom fim de semana!!!! ♫♫♪♫




25/02/2013

Empadão de frango e salsicha {Aproveitamento}

Este é um dos favoritos para aproveitamentos. Normalmente faço depois de uma refeição de frango assado porque as partes mais secas, como os peitos, ficam sempre na travessa.
Muito simples e resulta num prato absolutamente delicioso.

Ingredientes:
Recheio:
sobras de frango (ou outra carne)
salsichas de frango
50 ml de azeite
2 colheres de sopa de tomate triturado
1 cebola
1 dente de alho
1 colher de chá de tomilho seco
1 folha de louro
1/2 chouriça corrente
1 gema + 1 colher de chá de água

Puré:
900 g de batata 
350 ml de leite
50 g de manteiga
noz moscada, sal e pimenta q.b.

Preparação: 
Coloque as batatas descascadas a cozer em água temperada com sal. Quando estiverem cozidas, escorra a água e reduza-as a puré. Acrescente o leite morno e a manteiga. Tempere com um pouco de pimenta e noz moscada.

Num tacho, deite o azeite e junte a cebola e acho picados. Deixe  refogar até a cebola ficar transparente.
Junte o tomate, a folha de louro e o tomilho. Desfie o frango e parta as salsichas em pedacinhos. Acrescente ao refogado e mexa para envolver.
Verifique os temperos e se necessário, junte uma pitada de sal.

Num recipiente refratário (pirex), deite uma camada de puré, outra de carne e uma última de puré.
Bata a gema do ovo com a água e pincele a superfície do empadão. 
Corte a chouriça às fatias e enfeite.
Leve ao forno a 200ºC para dourar o ovo.




12/02/2013

Tarte folhada de frango, flores de espigos e rabanetes

Há dias em que sinto que a cozinha é só minha. E para mim. E ao meu gosto! Esta tarte é a minha cara, palavras do senhor cá de casa quando chegou depois de um treino de futebol. Obviamente que não me inibi de usar nenhum ingrediente porque sabia que não haveria esquisitos a opinar. A tarte foi o resultado de uma arrumação do frigorífico, que apesar do meu cuidado, tinha vários tupperwares com coisinhas que em breve se iriam estragar.
Ao arranjar alguns dos grelos, dei com estas florzinhas de espigos já a querer ficar amarelas. Tirei-as e usei-as na tarte.
Ficou tão boa e tão bonita, que o senhor cá de casa não resistiu a provar. E gostou!

Ingredientes:
1 base de massa folhada fresca
sobras de frango ou outra carne desfiada
1/2 embalagem de cogumelos paris frescos
1/2 lata de milho
1/2 lata de rebentos de soja
6 pontas de espigos com flor
2 rabanetes
3 ovos
100 ml de natas magras ou creme de soja
flor de sal q.b.
1 pitada de caril
1/2 colher de café de aneto
noz moscada e pimenta moídas q.b.

Preparação:
Ligue o forno a 200ºC.
Salteie os cogumelos, laminados, numa frigideira com um fio de azeite. Junte o frango desfiado e envolva.
Estenda a massa folhada e coloque-a numa tarteira ou tabuleiro alto.
Deite os cogumelos e o frango no fundo do tabuleiro. Acrescente o milho, a soja e por fim, bata os ovos com as natas, adicione os temperos e deite por cima dos legumes.
Termine dispondo os espigos e os rabanetes fatiados cuidadosamente por cima.
Leve ao forno por 30-40 minutos, na prateleira abaixo do meio do forno. Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

14/01/2013

Bolo de Aniversário - Bolo de claras, laranja e chocolate com ovos moles

Quando imagino O bolo de aniversário de alguém, passo por várias etapas. Primeiro penso na pessoa, nos seus gostos e preferências, tentando encontrar a receita perfeita. Depois, e como os olhos são os primeiros a provar, a decoração. E para a Mãe, e apesar da virose do principezinho, não podia deixar de ser assim!
O nome deste bolo já deixa antever uma receita diferente! E é! Nesta receita encontrei um fabuloso equilíbrio entre a laranja e o chocolate e uma suavidade incrível na sua textura. Os ovos moles vieram dar o toque final, e no meio, entre uma fina camada de recheio, sorrateiramente estalava um crocante diferente e ao mesmo tempo surpreendente. Parti 3 palitos de bolacha americana recheados de creme de avelã. Hum... pronto, ok, não digo mais nada...
Vamos ao que interessa!

Ingredientes para o Bolo de Claras:
(Fonte: As receitas cá de casa)
8 claras
250 g de açúcar
190 g de farinha Branca de Neve
125 g de manteiga (usei Vaqueiro)
1 colher de chá de fermento
sumo de 1 laranja
100 g de chocolate em pó

3 canudos de bolacha americana recheados com chocolate (para partir e colocar no recheio)

Ingredientes para os Ovos moles:
(Fonte: Livro Base da Bimby)
140 ml de água
250 g de açúcar
8 gemas

Ingredientes para a decoração:
100 g de chocolate de culinária
papel vegetal para fazer cartuchos
 

Preparação:
Numa taça, bata a manteiga com o açúcar até obter uma massa fofa e cremosa. Junte a farinha, o fermento, o sumo da laranja e o chocolate em pó. Bata com a batedeira até estar tudo bem misturado.
Bata as claras em castelo com uma pitada de sal fino e misture, cuidadosamente e sem bater, à massa. 
Leve a cozer numa forma untada com manteiga e enfarinhada, em forno médio (180ºC), pré-aquecido, durante 40 minutos.

Ovos Moles:
Prepare uma calda leve com a água e o açúcar. Leve ao lume médio, durante 15 minutos.
Retire e deixe arrefecer.
Mexa as gemas com um garfo e deite a calda de açúcar em fio por cima.
Leve novamente ao lume brando, sem deixar de mexer, até engrossar. 

Decoração de chocolate:
Prepare os cartuchos com o papel vegetal, deixando uma ponta fininha.
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas (30 segundos na potência máxima, mexa bem, mais 30 segundos e repita a operação até derreter)
Estenda uma folha de papel vegetal na bancada.
Coloque o chocolate no cartucho e faça os efeitos que pretender sobre o papel vegetal.
Eu fiz um rendilhado para as laterais, uns corações e a palavra Parabéns.

Montagem:
Desenforme o bolo depois de morno e corte-o em dois.
Coloque uma fina camada de ovos moles e as canudos de bolacha partidos.
Coloque a outra camada e cubra com os restantes ovos moles.

Deixe o chocolate endurecer o suficiente para o conseguir soltar do papel vegetal, e moldar de forma a ajustar à lateral do bolo.
Terminei com uma fita da cor do papel do prato.



Boa semana!

26/12/2012

Roupa velha, porque enquanto esperamos pela próxima festa

Temos que consumir as sobras que ficaram da que já passou. E são sempre tantas... 
Na Consoada, comemos batatas, bacalhau e couve portuguesa. E em nenhuma outra noite, este prato me sabe tão bem. No Dia de Natal, muitos têm o hábito de fazer a conhecida Roupa Velha. É um prato simples, como se quer nesse dia, para que o tempo possa ser dedicado à família e não ao fogão.

Leve um tacho ao lume com azeite e alhos picados. Quando o alho começar a libertar o seu aroma e sabor, junte as couves, as batatas cortadas e o bacalhau desfiado. Mexa bem para envolver no azeite.
Pode juntar broa "esfarelada", ovos mexidos ou cozidos.

16/10/2012

Arroz frito com bacon, ervilhas e ovo

Vale a pena cozinhar arroz a mais... é assim que começa o parágrafo onde está descrita esta receita no Dicionário dos Sabores de Niki Segnit. Sim, é uma receita, ao contrário do que possa eventualmente parecer. Não se deixem enganar por este ar descontraído que mais parece resultante de um assalto ao frigorífico em dias de correria. Na realidade, esta é uma receita muito comum na China onde o arroz frito com ovos é considerado uma refeição por si só e não apenas um acompanhamento. Se juntarmos mais alguns ingredientes, como bacon e ervilhas terá um sorriso redobrado!

Ingredientes para 2:
2 chávenas de arroz branco cozido 
2 fatias de bacon fumado
1 cebola pequena
1/2 chávena de ervilhas (usei de conserva)
2 c. sopa de óleo de amendoim
2 ovos biológicos 
molho de soja a gosto

Preparação:
Tempere o wok como descrevi aqui
Corte o bacon e a cebola aos cubinhos e frite-os no óleo. Adicione o arroz frio e mexa bem para quebrar os grãos. 
Junte as ervilhas e quando estiver tudo bem aquecido, regue com os ovos batidos e um pouco de molho de soja. Deixe cozinhar os ovos mexendo de vez em quando. 

Esta é uma receita fantástica e saborosa para aproveitar sobras de arroz branco.

02/10/2012

Bolo de claras "emborrachado"

Outubro, dia 2, passa tão depressa o tempo... O outono já chegou, as folhas caídas já cobrem o chão formando um manto de bonitos tons castanhos e dourados. 
O meu fim de semana foi muito produtivo, e depois de arrumar a saudade num cantinho no meu coração, substitui a sesta por um passeio pelas relaxantes paisagens da aldeia tendo como recompensa uma coleção de fantásticas fotografias ao entardecer. Ali respira-se paz, calma e tranquilidade. E foram estes sentimentos que marcaram este bolo angelical. A base foi feita para aproveitar claras e a cobertura foi feita a pensar num bolo que alguém ofereceu no meu emprego e do qual ainda me lembro de tão delicioso que era!

Ingredientes:
Bolo:
5 claras + 1 pitada de sal
200 g de açúcar
200 g de farinha com fermento para bolos
200 g de manteiga

Cobertura:
150 g de cacau
250 ml de leite
1 c. sopa de manteiga
3 c. sopa de açúcar
1 c. sopa de vinho do Porto branco
200 g de côco

Preparação:
Numa taça bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura homogénea e fofa.
Monte as claras em neve com a pitada de sal. 
Alternadamente, junte a farinha e as claras ao creme de manteiga. 
Deite a massa num tabuleiro, forrado com papel vegetal ou untado e enfarinhado, a 180ºC, durante 30 minutos ou até ficar dourado. Dependendo do forno, o tempo pode ser ligeiramente diferente e é necessário não deixar cozer demasiado para que não fique seco.
Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

Cobertura:
Numa caçarola deite todos os ingredientes, exceto o côco e bata até que estejam todos incorporados e leve ao lume até ferver.

Montagem:
Corte o bolo aos quadrados.
Deite o côco num prato raso e ao lado coloque a caçarola com o chocolate ainda quente.
Com um garfo, espete um quadrado de bolo, passe pelo chocolate e seguidamente pelo côco. Disponha-os num tabuleiro, acamados ou num prato redondo formando uma pirâmide.























11/05/2012

Courgette recheada com pato ao vapor de cidreira


Como é possível que já esteja novamente o céu cheio de nuvens? Parece que me mudei para um pais tropical e não dei conta... Ainda por cima coincide sempre com o fim de semana... Apetece-me tanto fazer um pic-nic e assim é difícil... e o pior é que o prometi ao principezinho... 

A sugestão de hoje pode parecer uma forma estranha de comer pato, mas isto não e mais que um aproveitamento de pato refogado que sobrou do ultimo arroz de pato. Quando isto acontece, congelo em doses individuais e depois utilizo novamente tanto para o arroz de pato, que fica bem, como para quiché ou rechear legumes. Fica delicioso!

Ingredientes:
1 courgette
pato desfiado e estufado com cenoura 
queijo mozzarella q.b.
salsa e cidreira frescas
sal e pimenta rosa moída no momento
orégãos q.b.

Preparação:
Lave e corte a courgette no sentido do comprimento. Retire a polpa com a ajuda de uma colher e use a-a para uma sopa (nesta versão não utilizo a polpa da courgette).
Tempere a courgette com sal marinho e pimenta. 
Encha as cavidades da courgette com o pato desfiado e espalhe por cima a mozzarella. Polvilhe com salsa picada e orégãos. 

No copo da Bimby, coloque a cidreira e 400 g de água. 
Programe 40 min/ varoma/ vel. 1.
Coloque a courgette no acessório da varoma e tape.
Quando terminar o tempo, retire a tampa da varoma cuidadosamente e sirva com acompanhamento a gosto.
























E hoje é dia de começar logo de manhã a ouvir alguma coisa bem animada para ver se me animo... é que amanhã continua a ser dia de trabalho...




08/05/2012

Açorda de tamboril e camarão


Da simplicidade das coisas vêm as reações mais surpreendentes... Açorda, uma simples açorda (que eu já aprecio por si só!)  pode tornar-se n'O prato principal de um jantar e fazer um tremendo sucesso! Bastou que para isso juntasse um pouco de tamboril, enriquecesse com uns camarões e acrescentasse umas ervas aromáticas e especiarias. Ficou absolutamente deliciosa, com aquele toque picante, que pede a acompanhar um belo copo de vinho. É portanto, um prato para fazer à sexta-feira, fim de semana, véspera de feriado ou férias, pois a reação pode ser incompatível com levantar cedo no dia seguinte para ir trabalhar!!!
E foi assim a minha mais recente versão de Açorda:

Ingredientes para 2:
1 lombo de tamboril
1/2 pimento vermelho
4 pães de segunda
1 cebola
2 tomates maduros
camarão descascado (a gosto)
1 dente de alho
1 folha de louro
1/2 embalagem de creme de marisco
2 ovos
azeite q.b.
1 raminho de coentros
1 pé de salsa
1/2 c. café tomilho seco
1 c. café ervas de provence
sal e piri-piri q.b.

Preparação:
Aqueça 1 l de água num tacho. Desfaça o creme de marisco num pouco de água e junte à água quente mexendo até estar bem misturado. Coza o lombo de tamboril durante 5 minutos e depois retire-lhe as espinhas.
Parta os pães aos pedaços e junte ao creme de marisco. Tape e deixe amolecer.

Pique a cebola para um tacho e refogue com um fio de azeite. Acrescente o alho picado.
Escalde os tomates, faça-lhes um golpe em cruz e retire-lhes a pele e as sementes. Corte-o aos pedaços e junte ao refogado. Acrescente a folha de louro, tape e deixe refogar em lume brando. Tempere com a salsa, o tomilho,as ervas de provence e uma pitada de sal.
Acrescente os camarões descascados e desligue o fogão.

Retire o pão com a ajuda de uma escumadeira e junte ao refogado. Junte o tamboril cortado aos pedaços, mexa bem para envolver tudo e retifique os temperos.
Por fim, bata os ovos e junte-os em fio à açorda, mexendo bem para envolver.
Retire o tacho do fogão e sirva de imediato polvilhado com coentros.

Bom Apetite!

04/04/2012

Courgette recheada com frango

A Páscoa está mesmo aí mas o cansaço que se apoderou de mim não me tem permitido pensar em tal coisa. Como diz a minha mãe, precisava era de "papas e descanso" para recuperar energia. A imaginação, paciência e vontade de cozinhar têm andado por outras bandas... Apetece-me comida rápida, sem grande elaboração e preferencialmente, saudável. Os próximos dias prometem ser de excessos por isso convém não abusar por agora!
Ontem foi dia de aproveitamentos e no frigorífico estava uma courgette à espera que eu me lembrasse dela. Tinha uns pedaços de frango (de churrasco) e combinação dos dois foi perfeita.

Ingredientes para 1:
1 courgette (não muito grande)
sobras de frango
1 tomate maduro
1/2  cebola
queijo mozzarella ralado
1 c. sopa de Becel líquida culinária ou azeite
1 dente de alho
1 c. sopa de molho de  soja
pimenta e orégãos q.b.

Preparação:
Lave a courgette e corte-a a meio no sentido longitudinal. Retire a polpa, com a ajuda de uma colher, tendo o cuidado de não romper a casca. 
Pique a cebola e o alho e refogue-os na gordura escolhida. Acrescente o tomate e deixe refogar lentamente. 
Junte metade da courgette, retirada do interior, cortada em pedaços.  Regue com o molho de soja e deixe refogar mais um pouco. 
Desfie as sobras de frango e acrescente ao refogado.
Prove e veja se precisa de um pouco de sal.

Ligue o forno a 180ºC.
Corte um retângulo de folha de alumínio que dê para fazer um envelope. Estique-o na banca e pincele-o com um pouco de Becel líquida.
Recheie as metades de courgette com o refogado.
Tempere com um pouco de pimenta e espalhe a mozzarella por cima.
Polvilhe com orégãos secos.

Dobre a folha de alumínio em três e transfira o embrulho para um recipiente de ir ao forno.
Leve a assar durante 25 minutos.

Bom apetite!

Nota: se sobrar polpa de courgette, pode colocar num saco e congelar. Assim terá courgette para utilizar na próxima sopa!

24/01/2012

Bolos de Arroz (aproveitar arroz branco cozido ☺)

O arroz branco é o acompanhamento de eleição do princepezinho por isso, é daquelas coisas que raramente falta.
Sempre que faço arroz, faço numa quantidade maior e congelo o que sobra dentro de um tupperware próprio para congelação, ou no frigorífico, dentro de uma caixa hermética, para ter uma refeição pronta rapidamente.
Desta vez apeteceu-me fazer alguma coisa como uns bolinhos ou queques, mas ninguém tinha uma receita... Ainda procurei na internet e livros cá de casa mas nada... Assim sendo, vamos lá pôr mãos há obra e ver o que sai. E sairam estes bolos, um pouco diferentes dos originais, feitos com farinha de arroz, mas saborosos!

Ingredientes:
200 g de arroz branco cozido
200 g de açúcar
50 g de óleo
150 g de manteiga sem sal
1 pacote de açúcar baunilhado
2 ovos
150 g de farinha Branca de Neve

Preparação Tradicional:
Num robot de cozinha, triture o arroz e reserve.
Bata a manteiga com os ovos, junte o açúcar, o arroz e o óleo até a massa fazer bolinhas.
Acrescente o açúcar baunilhado e por fim a farinha.
Coloque a massa em formas de queques untadas ou com forminhas de papel dentro.
Polvilhe a massa com uma colher de açúcar.
Leve ao forno pré-aquecido a 175ºC durante 25/ 30 minutos e depois retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Preparação na Bimby:
Triture o arroz 2 Min/ Vel 5,6,7. Se o arroz continuar com pedaços grandes programe mais um pouco.
Junte os ovos e o açúcar 4 Min/ Vel 3/ 37ºC.
Acrescente a manteiga e o óleo pelo bucal, 1 Min/ Vel 4.
Adicione a farinha e o açúcar baunilhado e programe 1 Min/ Vel 4.
Coloque a massa em formas de queques untadas ou com forminhas de papel dentro.
Polvilhe a massa com uma colher de açúcar.
Leve ao forno pré-aquecido a 175ºC durante 25/ 30 minutos e depois retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Bom Apetite!

17/01/2012

Empadinhas de Galinha

Aqui está o resultado da primeira empadinha que saiu desta cozinha, ou melhor, não desta mas da de uma amiga, a C. O projeto de fazer umas empadas andava a ser cozinhado há um par de meses, e eis que, finalmente saíram as empadas, que até ao dia eram para ser de bacalhau... Mas o resultado foi muito positivo, e certamente para repetir. Ficam sem duvida alguma muito mais baratas que as de compra e tão, tão mais saborosas!!!
A receita foi adaptada do livro base da Bimby.

Ingredientes p/ o recheio:
1 galinha/frango/ sobras de ambos
80 g de farinha
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
3 pés de salsa
50 ml de azeite
2 caldos de galinha ou sal
100 ml de vinho branco
2 gemas de ovo
1 ovo p/ pincelar
pimenta q.b.

Ingredientes p/ a massa:
1 ovo
50 ml de azeite
50 ml de água
50 ml de vinho banco
80 g de margarina
40 g de fermento de padeiro ou 1 saqueta de fermento granulado
450 g de farinha
1 c. chá de sal

Preparação:
Faça a massa, misture o azeite, a água, o vinho e a margarina amolecida. Acrescente o ovo, o fermento e finalmente a farinha. Misture bem até a massa se soltar das mãos. Deixe repousar durante 30 minutos.

Prepare o recheio, pique a cebola para um tacho e refogue no azeite mexendo e em lume brando. Lave, descasque e corte a cebola em pedacinhos pequeninos e acrescente. Junte a salsa picada.
Parta o frango ou galinha e junte ao refogado.
Refresque com vinho branco. Deixe levantar fervura e acrescente os caldos de galinha ou sal. Deixe cozer a carne durante 30 minutos em lume brando. Vigie de vez em quando e mexa para não agarrar.
Retire o frango e desosse-o. Reserve a carne. Entretanto acrescente a farinha ao molho que ficou no tacho e mexa bem para não "embolericar". Rectifique os temperos e deite as gemas em fio mexendo sempre. Deixe cozer os ovos durante uns minutos e acrescente o frango desfiado envolvendo bem no creme. Deixe arrefecer.

Com a ajuda de um rolo, estenda a massa muito fina, corte círculos e forre as formas de metal. Deite uma colher de sopa do recheio já arrefecido. Cubra a massa com outro círculo (mais pequeno que o anterior) e una os bordos de baixo para cima. Pode aproveitar as sobras de massa para enfeitar as empadinhas.
Pincele com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 30 Minutos. Antes de retirar verifique se a massa está bem cozida!
Pode juntar ao recheio ervilhas, cogumelos ou outro legume a gosto ou ainda fazer uma empada numa forma grande.

Dica de Poupança:
Pode congelar as empadinhas e assim ter sempre prontas para uma refeição rápida, pic-nic ou aniversário. Congele sem pincelar com ovo que será feito só na altura de as cozinhar.

Bom Apetite!

27/12/2011

Bolo de Claras com Arroz Tufado de Chocolate

Habitualmente nestes dias de festa, os doces com maior quantidade de gemas do que claras faz com que sobre uma enorme quantidade destas. Uma vez que nesta cozinha "não desperdiçar" é o lema, algumas são congeladas em tupperwares devidamente identificados com a quantidade e data, outras transformam-se em doces farófias ou ainda, neste fantástico bolo, que seria com pepitas de chocolate se estas não tivessem emigrado da nossa despensa. A receita, devo agradecer à Luisa, que como sempre, não falha!
Em substituição das ditas pepitas, avistei uma embalagem de arroz tufado de chocolate que desempenharam muito bem o seu papel e deram um toque surpreendentemente agradável ao bolo! Ideal para acompanhar um chá numa bela tarde "de cavaqueira"!

Ingredientes:
6 claras + 1 pitada de sal

180g de açúcar
100g de manteiga
350g de farinha de trigo com fermento
2 dl de leite
1 c.sopa de oleo
1 c. chá de essência de baunilha
arroz tufado de chocolate a gosto

Preparação tradicional:
Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Reserve.
Numa taça, misture a manteiga com o açúcar até obter um creme homogéneo. Adicione a farinha e continue a bater. Junte o leite, a baunilha e o óleo. Bata até a massa fazer bolhas.
Acrescente as claras e envolva cuidadosamente. Por fim junte o arroz tufado a gosto e envolva. Deite a massa para uma forma com buraco untada com manteiga e farinha. Leve ao forno pré aquecido a 190ºC durante 30 minutos ou teste com o palito e retire quando este sair seco.

Preparação na Bimby:
Coloque as claras e a pitada de sal no copo. Programe 3 Min/ Vel 3,5. Reserve.

Sem lavar o copo, deite a manteiga, o açúcar e programe 1 Min/ Vel. 4.
Acrescente a farinha e programe 1 Min/ Vel. 2.
Adicione o leite pelo bucal e programe 15 Seg/ Vel 4.
Junte a baunilha e o óleo 15 Seg/ Vel. 4.
Envolva as claras com a espátula e finalmente o arroz tufado.
Deite a massa para uma forma com buraco untada com manteiga e farinha. Leve ao forno pré aquecido a 190ºC durante 30 minutos ou teste com o palito e retire quando este sair seco.

Bom Apetite!

13/12/2011

TupperLunch - Tortilha de Bacalhau

Esta é uma solução rápida, prática e muito saborosa para aproveitar bacalhau e batata cozida!

Ingredientes para 2:
bacalhau cozido
batatas cozidas
1 cebola
2 ovos
1 raminho de salsa
azeite
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação:
Deite um fio de azeite para a frigideira e junte a cebola picada. Deixe refogar lentamente até ficar transparente.
Corte as batatas às rodelas e lasque o bacalhau retirando-lhe as espinhas. Deite por cima da cebola.
Bata com um garfo, tempere com sal e deite por cima das batatas. Pique a salsa e espalhe por cima. Tempere com pimenta e noz moscada e deixe cozinhar lentamente. Vire a tortilha para um prato e deite novamente na frigideira para cozinhar do outro lado. Não deixe cozinhar demasiado para não ficar seca.
Coloque nos Tupperwares e deixe arrefecer antes de tapar. Acompanhe com salada ou legumes cozidos.

Bom Apetite!
Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU