18/07/2019

Huevos Rotos [para um almoço inesperado]

O recomeçar depois de quinze dias ao sol. As lembranças de dias felizes com tão pouco acompanham-me por estes dias. O sul tem um efeito regenerador, a areia, o mar, o azul do céu, o tempo que parece passar a uma velocidade diferente e que nos permite abrandar da correria dos dias. O perder a noção dos dias da semana é a prova que desliguei completamente e saí do registo apressado em que me encontro habitualmente. O ter tempo para contemplar as coisas simples. Ir ao mercado de rua à quarta e ao sábado. Aquelas coisas que sei de cor mas que me maravilham como que descobertas pela primeira vez. As cores. As pitangas. As melancias. As laranjas. O cheiro dos orégãos que trago sempre comigo. Que esta paz me acompanhe por mais uns dias!
Mas o recomeço tem o reverso da medalha, assim como um lado negro que em nada me agrada. O arrumar e pôr a casa em ordem. Se por um lado adoro regressar, há estes primeiros dias de confusão, de malas e sacos por todo o lado, que me fazem sentir perdida. Há urgência em voltar ao normal, em colocar tudo nas gavetas e armários. E é preciso lutar contra o ânimo oposto ao de quando se fazem as malas para partir... Tem que ser... Nada melhor que fazê-lo sozinha em casa, por isso há que arranjar o programa perfeito para tirar a família de casa. A escolha é sempre ir até ao parque ou jardim. Junta-se a tribo para alegria de todos e dou graças por ter um carro com lugar para sete. Tudo para a floresta, como diz a Maria referindo-se ao Choupal. Sítio perfeito para libertar energia e me libertar para arrumar sem ninguém a desarrumar em simultâneo!
Uma manhã dá para deixar quase tudo em ordem mas voa e num ápice é hora de almoço. Os miúdos, que não se cansam da brincadeira, deliram quando propomos um almoço partilhado. Afinal, podem aproveitar mais um par de horas para matar saudades dos amigos.
Dando a volta ao frigorífico, arranjo frango assado do dia anterior para aquecer, peitos de frango temperados para panar e pouco mais porque ainda se nota o desfalque de quem acabou de regressar de férias. A lembrança desses dias bons vem-me à memória e de imediato a imagem dos Huevos rotos que comemos ao almoço num desses dias em que fomos até espanha. Estava decidido. Foi um almoço fenomenal e a prova de que com pouco se faz muito! Nem é preciso dizer que os miúdos adoraram e que no coração fica mais um almoço bem disposto e descomplicado com muito boa companhia. Como os miúdos dizem, não há vez nenhuma que façam um programa com os vizinhos que não acabe em reunião à mesa ♥

Ingredientes:
6 batatas novas
1 embalagem de salsicha para churrasco picante Primor
4 ou 5 ovos

cebolinho
óleo para fritar
flor de sal e pimentão doce q.b.
Lave bem as batatas e corte-as aos palitos, sem descascar.
Lave bem, seque com um pano e frite em óleo quente. Coloque-as por cima de papel absorvente, depois de escorrer bem o óleo. Tempere com flor de sal e pimentão doce. Reserve.
Corte as salsichas na diagonal e grelhe na chapa ou num grelhador. 
Estrele os ovos numa frigideira anti-aderente, com o cuidado de não rebentar a gema. 
Coloque tudo na frigideira de servir e envolva.
Polvilhe com cebolinho picado e acompanhe com salada.


Esta receita foi desenvolvida em parceria com a Primor.
Poderei ter recebido honorários e/ou produtos mas o conteúdo foi escrito por mim e contém apenas a minha opinião.

Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU